Entre tons e texturas, fotógrafo publicitário registra personagens de família quilombola

O ensaio fotográfico “A Rua dos Negros, Comunidade Quilombola do Morro do Boi” está em exposição na Galeria de Arte de Balneário Camboriú

Raízes, heranças e tradição definem o ensaio fotográfico “A Rua dos Negros, Comunidade Quilombola do Morro do Boi”, assinado pelo gaúcho Leonel Tedesco, em um registro que revela a importância da comunidade para a construção da história afrodescendente do país.

Ao todo, 20 painéis retratam imagens de integrantes da família, desde a presença da matriarca Dona Guida até as gerações atuais.Entre nuances de luz natural, os retratos se destacam pelas belas texturas e seus tons, explorando a riqueza cultural dos quilombolas.

Crédito: reprodução – (Leonel Tedesco)

Quilombolas

Formada pela população negra rural ou urbana, as comunidades quilombolas são grupos que se autodefinem a partir das relações com a terra, parentesco, território, ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.

Atualmente, no Brasil, estima-se que existam mais de três mil assentamentos quilombolas. No Morro do Boi, na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, encontram-se os Leodoros.

Quatro décadas de fotografia

Leonel Tedesco se apaixonou pela fotografia aos 16 anos, ainda em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Além de transitar com sucesso pela fotografia artística, atua no mercado publicitário e ministra cursos nas principais cidades do país.