Este cara criou um sistema que permite tocar música bem alta sem incomodar os vizinhos
Texto por Iago Fernández.
Xergio Córdoba é um engenheiro de masterização espanhol. Ele patenteou um sistema que usa psicoacústica para permitir que salas de show e clubes noturnos aumentem o som mantendo o mesmo dBA. A invenção, que se chama Masn´live©, é basicamente um processador que, uma vez inserido em qualquer sistema de som, permite ouvir música em sua qualidade pretendida sem desobedecer nenhuma lei de controle sonoro.
- Beber água na garrafa de plástico aumenta a pressão? Veja o que diz a ciência
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
Ou seja, isso é poder aumentar o volume sem emputecer os vizinhos ou sem que comércios próximos percebam. Seria essa a solução final para os baladeiros do mundo todo? Conversamos com o Xergio para saber mais.
VICE: Como você pensou nessa tecnologia?
Xergio Córdoba: Tive essa ideia, alguns anos atrás, quando conversava com um cliente dono de um clube noturno. Pode ser bem difícil para muitos desses lugares trabalharem com as restrições legais de decibéis. Regulamentações de emissões acústicas exigem níveis baixos de pressão de som, e a qualidade do som se deteriora muito para restringir emissões de frequências acústicas baixas. Um som ruim pode destruir a reputação de um negócio desses.
Você não acha que essas regulamentações estão ajudando a limitar sons desnecessários e potencialmente prejudiciais?
Bom, o negócio dos clubes noturnos costumava ser uma “terra de ninguém”, em que valia tudo. Então, claro, os legisladores estão fazendo a coisa certa em se importar com o ambiente e levar em conta as casas e os negócios ao redor. Dito isso, acho que os desenvolvedores e proprietários precisam fazer as coisas do jeito certo e começar a checar se os prédios e o ambiente ao redor são realmente propícios para um clube noturno ou não.
Quais foram os primeiros passos que você deu quando decidiu construir essa ferramenta?
Testar o equipamento e rodar todas as correções e soluções, depois de horas incontáveis de insônia. A mente parece trabalhar mais livremente nessas horas. Na verdade, a maior parte do sistema foi concebida e desenvolvida durante noites sem dormir, com apenas um pequeno gravador para capturar todas as minhas ideias loucas. Não foi fácil.
Quando você acha que terminou a construção e que o produto está pronto, você precisa começar a patentear isso e –junto com a equipe de desenvolvimento– começar a escrever os detalhes da coisa toda de um jeito que as pessoas não se confundam. Havia esse medo constante de que uma empresa aparecesse dizendo que tinha feito isso antes. Há muita coisa patenteada que nunca foi lançada. Na verdade, havia outra empresa que… [Continue lendo aqui.]