Feng Shui: equilíbrio da energia na sua casa

18/05/2016 18:42 / Atualizado em 07/05/2020 03:13

Não imposta o tamanho da sua casa, pode ser um sobrado, uma kitnet ou apartamento imenso, uma coisa é certa, ter paz e harmonia dentro de casa é uma prioridade. Este é, justamente o objetivo do Feng Shui,  uma técnica chinesa de organização de ambientes que busca a harmonização dos objetos e móveis com os elementos e fluxo de energia.

Os espaços de casa são divididos através do chamado “baguá” em oito áreas diferentes conhecidas como “cantos do feng shui”.

O baguá do Feng Shui, com a definição de cada uma das 8 mutações que compõem nossa vida e suas correspondentes cores, elementos e pontos cardeais.

Como aplicar o baguá em casa

Cada área do baguá é responsável por um seto diferente das nossas vidas, trabalho, relacionamento, amigos e etc. Para saber onde cada área está localizada na sua casa, basta aplicar o desenho do baguá em cima da planta baixa do seu lar. O lado do trabalho, deve estar alinhado com a porta de entrada da casa, ou do cômodo que você quer tratar.

Os guás do feng shui

O Guá do Trabalho

Cor: Preto ou Azul marinho / Elemento: Água / Trigrama: Água

O canto do trabalho,  da carreira e de todas as atividades profissionais corresponde sempre à parede de entrada de casa. Na filosofia do Feng Shui, o trabalho também pode ser chamado de missão e fica na entra justamente por estar ligado à entrada de oportunidades.

.

feng shui plantas porta de entrada
feng shui plantas porta de entrada

Uma dica é usar plantas do lado esquerdo de quem entra, assim, acredita-se que elas filtram a energia vinda do mundo exterior.

Dica de harmonização:  Para decorar essa área, abuse dos acessórios com formas  assimétricas e plantas em água ou terra. Uma boa ideia também é usar imagens ou fotos da sua profissão ou que tenham a ver com a sua carreira.

O Guá da Espiritualidade e Sabedoria

Cor: Azul / Elemento: Terra Pequena / Trigrama: Montanha

O canto ligado à sabedoria é de extrema importante para os orientais, ele se relaciona com o que pensamos sobre nos mesmos e em tese, nos ajuda a fazer escolhas mais acertadas. Por também estar associada à espiritualidade, essa área também remete aos momentos de demostração de fé

Utilizar uma imagem de Buda, Hotei ou Ganesh ativa a energia de espiritualidade nesse Guá e também atrai a prosperidade e abundância.

Dica de decoração: Para ativar a região da sabedoria, use o espaço para organizar os seus livros, revistas e outras peças que remetam ao conhecimento. Peças feitas de argila ou porcelana remetem ao elemento terra. Caso você seja religioso, este também é um bom local para colocar imagens, altar ou qualquer elemento que remeta ao exrercício da sua fé.


Veja aqui mais dicas para harmonizar os outros 6 guás do Feng Shui: Família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade e amigos.