Fotógrafo registra os olhares que cruzam pelo seu caminho

26/08/2015 15:46 / Atualizado em 06/05/2020 23:39

O fotógrafo recifense Thiago Santos, de 24 anos, registra de modo peculiar os olhares das pessoas que cruzam pelo seu caminho. Há um mês ele botou a câmera e o sonho na mala para vir a São Paulo e, nessas andanças, clicou pessoas de sua terra natal, do Rio de janeiro e também de Belém do Pará.

Um olhar que capta o olhar do outro é o que melhor resume o projeto Olha pra mim, criado por ele. Santos já reuniu 150 olhares, flagrados ao longo de 1 ano e 5 meses de trabalho. Segundo o fotógrafo, a proposta é trazer a humanização social através dos olhos de cada um. No Instagram @projetoolhapramim você pode apreciar as imagens.

 
 

“Eu nunca pensei que pudesse me surpreender tanto ao pedir que as pessoas olhassem para mim na hora de fotografá-las. Cada olhar esconde um universo extremamente íntimo e a força da sua resposta mexe com nossos sentidos. Através dela temos acesso a esse universo e podemos nos conectar com o interior de casa ser humano”, diz.

As fotografias são produzidas em preto e branco, com um fundo branco fosco colocando em destaque as características e expressões do rosto dos modelos. A angulação é levemente superior ou frontal em relação ao fotografado, assim, a pessoa olha diretamente para a lente. Além de conhecidos e amigos, os modelos clicados também são anônimos, como moradores de rua ou pessoas que passam pelas estações de metrô.

 
 

Quem quiser ser um fotografado e conhecer de perto o trabalho de Santos, ele estará no próximo domingo, dia 30 de agosto, na Primeira Feira de Artesões da Vila Madalena, na Galeria do Meio (Rua Aspicuelta nº 42, em São Paulo). O evento vai rolar das 12h às 18h e a entrada é Catraca Livre.