Fotos mostram a beleza e a luta pela sobrevivência no Haiti
Por Paula Sacchetta
Em junho deste ano exibimos nosso documentário, o Verdade 12.528, no Haiti. O país tem um processo político bem parecido com o nosso no que diz respeito ao seu passado recente e por isso mesmo o convite. Eles também passaram por uma ditadura de mais de vinte anos e não completaram um processo de transição de fato. Como aqui, os torturadores e agentes do estado que cometerem os mais terríveis crimes continuam impunes.
Nosso documentário, que leva no nome o número da lei que criou a Comissão Nacional da Verdade em 2011 e a instituiu em 2012, fala exatamente sobre o mesmo tema, a impunidade, e ainda faz uma ponte com o presente, mostrando quais são os efeitos dessa impunidade nos dias de hoje.
A convite da Fokal, na sigla em francês “Fundação Conhecimento e Liberdade”, um braço da Open Society Foundation no Haiti, fomos exibir o documentário em um colóquio internacional sobre justiça de transição e demos oficinas de vídeo para jovens de Porto Príncipe, a capital, e de outra cidade, Jacmel.
- Como você pode ajudar crianças no Nepal, Haiti e Quênia comprando roupas pela internet
- Videoarte Ibero-America é destaque em mostra gratuita no Cinusp
Para além do tema da ditadura, pudemos ver de perto um país sobre o qual sempre ouvimos falar muito. Um país que foi o primeiro do mundo a abolir a escravidão e a se proclamar independente de sua colônia, a França. Um país que sofreu um dos maiores terremotos já vistos, em 2010, e que é ocupado por tropas brasileiras e de outras nacionalidades desde 2004, as chamadas “Forças de Paz” da ONU.
Vimos de perto um país muito pobre, praticamente sem nenhuma instituição que funcione como Estado, mas mais que isso, vimos um país lindo e riquíssimo culturalmente. Vimos um povo que sobrevive a duras penas à mercê da vontade de seus governantes e de organismos de ajuda internacional. Um país que sofre desde o começo de sua história, mas mais do que isso, que resiste. Nas fotos de Peu Robles, um pouquinho mais dessa história.
*Paula Sacchetta e Peu Robles são diretores da João e Maria.doc e aceitaram o convite do Catraca Livre para compartilhar suas experiências no Haiti.