Garotas ensinam em vídeos como fazer manutenções e reformas

Por: Patrícia Comunicar erro

As manutenções domésticas, construções e acabamentos da casa ainda não são coisas pra qualquer um, quiçá para mulheres, certo? Engano seu! Quem desmistifica essa afirmação machista são algumas meninas que botaram literalmente a mão na massa e fizeram das atividades algo simples, e toparam compartilhar o conhecimento pela web.

A jovem Paloma Cipriano começou seu canal com dicas de “faça você mesmo”, mas em uma das suas postagens resolveu inserir um vídeo colocando piso em um cômodo da casa e bombou na internet. Tudo começou quando ela era pequena, já que a casa dela e da família, constituída só por mulheres, sempre esteve em reforma.

“Eu fiz um curso de alvenaria e acabamento aos 16 anos. Primeiro coloquei um piso, depois fiz um reboco e coloquei umas pastilhas. Foi aí que tudo começou! O vídeo do piso foi crescendo, crescendo e começaram a aparecer mulheres que tinham feito coisas na casa delas porque tinham visto o vídeo”, afirma Paloma em uma das gravações que está disponível no canal.

A discussão fez sucesso dentro e fora da web, a garota já participou de diversos programas e entrevistas. Além das dicas, os vídeos acendem uma discussão antiga sobre o que pode ou não ser feito por mulheres. Um ponto levantado pela garota de 23 anos, que explicou no próprio canal por que decidiu continuar. “Pra mim sempre foi normal, por que era, mas para a maioria das pessoas não é!  Esses vídeos tiveram acessos grandes, com comentário legais e muitos comentários machistas, mas enfim. Eu gostei da ideia de ajudar as pessoas”.

Outro sucesso nas redes é o M’Ana – Mulher Conserta pra Mulher. Ana Luisa Correard criou o serviço após passar por uma situação extremamente e infelizmente comum com um entregador de gás. “Sozinha em casa, liguei para a entrega de botijões de gás e, já na minha cozinha, o entregador começou a me fazer perguntas que me deixaram extremamente desconfortável. Entre as várias coisas que ele falou, lembro apenas daquela que fez aquele sinal de perigo gritar dentro de mim: “E aquele menino que mora aqui? Tá aí ou você tá sozinha?” , conta a garota em sua página.

Hoje, ela e a sócia, a arquiteta Katherine Pavloski levaram à sério os ajustes e fazem disso um negócio que tem dado certo. “O serviço que eu criei, o mAna (cujo nome é um trocadilho com o meu próprio nome), foi o responsável por essa virada na minha vida. Depois de muito pensar nas minhas próprias experiências, acabei criando um meio de atender mulheres que necessitam de reparos e serviços de manutenção doméstica. A ideia é que o serviço seja oferecido de mulher para mulher, de forma que ambas se sintam à vontade e seguras no ambiente”. 

Atualmente as meninas também começaram a dar cursos para outras garotas. Se você ainda tem medo ou não sabe como começar fique de olho nas páginas. Em cada um dos canais há mais informações sobre o que elas ensinam e oferecem. Mãos à obra!  

Compartilhe:

Tags: #reforma
1 / 8
1
01:02
Mexicanos e americanos brincam através de muro
A equipe do Mestres da Criatividade traz cenas inéditas de crianças de adultos, tanto do México quanto dos Estados Unidos, …
2
01:03
Dez tatuagens criativas para inspirar seu dia
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez tatuagens super criativas para inspirar o seu dia! Este vídeo …
3
01:02
Conheça dez engenhocas super criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez engenhocas super criativas para divertir o seu dia. Este vídeo …
4
01:02
As 10 publicidades de ônibus mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das publicidades de ônibus mais criativas para inspirar você! Este vídeo faz …
5
01:03
Os 10 cartões de visita mais criativos
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista dos dez cartões de visita mais criativos para alegrar o seu …
6
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …
7
01:02
As publicidades de elevador mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das dez propagandas de elevador mais criativas para inspirar o seu …
8
59s
Os dez prédios mais estranhos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez prédios mais estranhos do mundo. Lugares ótimos para …