Golpe no WhatsApp que oferece retirada do FGTS ataca 360 mil
Um novo golpe está se disseminando rapidamente pelo WhatsApp, lesando até o momento 360 mil brasileiros em 2 dias. Identificado pela empresa PSafe, o golpe simula consulta para resgate do FGTS e rouba dados dos usuários.
Os criminosos estão disseminando um link para conferir se a pessoa está apta a receber 1.760,00 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
“O golpe é amplificado por meio de mensagens de contatos conhecidos ou de grupos do WhatsApp, dizendo que as pessoas que trabalharam com carteira assinada entre 1998 e 2016 podem receber, por meio da Caixa Econômica Federal, até dois salários mínimos,” informa a PSafe.
- Vai viajar no Carnaval? Fique atento aos golpes mais comuns
- Veja como funciona o chatbot do Ministério da Saúde no WhatsApp
- Aprenda a criar um Canal no WhatsApp com estes 5 passos fáceis
- Novo golpe copia perfis de mulheres no Instagram para vender conteúdo adulto
O usuário é então incentivado a compartilhar o link com 10 amigos para poder consultar seu FGTS, espalhando o golpe. Ele é então assinado em serviços de SMS pagos ou baixam apps que infectam o smartphone da vítima.
“O ataque ainda conta com comentários de falsos usuários elogiando a promoção, com o intuito de validar o golpe, como, por exemplo, ‘Eu nem sabia, vi aqui que tenho direito’, ‘Acabei de receber’ e, até mesmo, ‘Nossa que triste, minhas amigas têm direito e eu não’.”
Veja abaixo mais imagens do golpe.