Google alerta sobre fraude do falso retorno do Orkut
Se espalhou pelas redes sociais esta semana uma notícia sobre o suposto retorno do Orkut. A rede social lançada pela Google em 2004 e desativada em 2014 aparentemente tinha sido ressuscitada com a interface da página inicial que há consagrou na década passada, porém, uma olhada mais cuidadosa já indica os problemas dessa “volta” do Orkut.
Além de não utilizar um protocolo de segurança, após o cadastro, a página Orkut.li pede para que os usuários associem sua nova conta ao perfil do Facebook, características suficientemente suspeitas.
Até mesmo os navegadores e sistemas antivírus já identificam a página como possivelmente fraudulenta, outro alerta que sempre deve ser levado em conta especialmente em itens que obrigam você a fornecer informações pessoais. Você sabe se está protegido?
- Não caia em golpes! Saiba identificar os anúncios falsos do Desenrola
- Novo golpe copia perfis de mulheres no Instagram para vender conteúdo adulto
- ‘Consegui sair do cativeiro’, diz jovem brasileira que estava desaparecida
- Não caia em golpe! Saiba como identificar um boleto falso
Quem for além disso e criar uma conta na nova plataforma, verá um visual igual ao do Orkut, com espaço para comunidades, amigos, identificador de quem visitou o seu perfil e tudo mais. Aparentemente tudo normal, mas é preciso ficar atento. Para não deixar qualquer dúvida, a própria Google se manifestou e informando que o Orkut.li se trata de uma fraude.
Veja mais informações no site do Tecmundo.