Guia gratuito revela tesouros históricos do centro de São Paulo

26/11/2014 10:50 / Atualizado em 04/05/2020 15:13

Você sabia que existe um enorme jardim com plantas nativas na cobertura do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo? Que o Edifício Martinelli já foi o prédio mais alto da América Latina? Ou que a praça Antonio Prado já foi o ponto de partida e de passagem da maioria das linhas de bonde da cidade?

Essas são algumas das curiosidades que estão reunidas no “TRIÂNGULO SÃO PAULO – Um guia para se perder no centro“, um livro que apresenta 31 pontos históricos de São Paulo delimitados pela praça da Sé e os largos de São Francisco e São Bento  o chamado Triângulo Histórico da cidade.

O guia, criado por Fernando Östlund e Rafael Pavan (formados em design e design gráfico, respectivamente), é uma versão reeditada do projeto final de graduação da dupla, que foi concluído em 2009.

Mapa com os roteiros no centro é parte integrante do guia
Mapa com os roteiros no centro é parte integrante do guia

Tomando como ponto de partida o resgate de detalhes e curiosidades do centro, o guia agrupa importantes referências de São Paulo. “Reunimos os lugares que tinham maior valor histórico, arquitetônico e cultural para o espaço e para a cidade”, explica Rafael Pavan.

O TRIÂNGULO SÃO PAULO será lançado no sábado, dia 29, no Solar da Marquesa de Santos/ Casa da Imagem, pela editora Estação Cultura. Das 11h às 12h30 será realizada a mesa redonda “Retratos do triângulo São Paulo: um olhar poético sobre a cidade”, com Teté Martinho, Francesco Perrota-Bosch e Daniel Trench.

O livro vai ser distribuído gratuitamente pela Associação Viva Centro, parceira do projeto, a partir da data do lançamento.

Para se perder no centro

Por ser em lugares próximos, é fácil cobrir todo o circuito proposto pelo guia a pé. Por isso, a partir de dezembro deste ano até maio de 2015, os autores do guia irão fazer visitas guiadas em dois sábados de cada mês com os turistas e moradores de São Paulo. “A ideia é propor que os transeuntes fotografem a partir do processo criativo do guia”, explica Marise de Chirico, editora do projeto. Mais informações sobre o passeio no site da Viva o Centro.