Guia gratuito revela tesouros históricos do centro de São Paulo
Você sabia que existe um enorme jardim com plantas nativas na cobertura do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo? Que o Edifício Martinelli já foi o prédio mais alto da América Latina? Ou que a praça Antonio Prado já foi o ponto de partida e de passagem da maioria das linhas de bonde da cidade?
Essas são algumas das curiosidades que estão reunidas no “TRIÂNGULO SÃO PAULO – Um guia para se perder no centro“, um livro que apresenta 31 pontos históricos de São Paulo delimitados pela praça da Sé e os largos de São Francisco e São Bento — o chamado Triângulo Histórico da cidade.
O guia, criado por Fernando Östlund e Rafael Pavan (formados em design e design gráfico, respectivamente), é uma versão reeditada do projeto final de graduação da dupla, que foi concluído em 2009.
- 3 aventuras nos Lençóis Maranhenses que valem cada segundo
- Uber lança ônibus fretado entre Guarulhos e SP; veja rotas
- Por que arrumar a cama ao acordar pode não ser tão saudável quanto parece?
- Como identificar e repor a falta de vitamina C no organismo
Tomando como ponto de partida o resgate de detalhes e curiosidades do centro, o guia agrupa importantes referências de São Paulo. “Reunimos os lugares que tinham maior valor histórico, arquitetônico e cultural para o espaço e para a cidade”, explica Rafael Pavan.
O TRIÂNGULO SÃO PAULO será lançado no sábado, dia 29, no Solar da Marquesa de Santos/ Casa da Imagem, pela editora Estação Cultura. Das 11h às 12h30 será realizada a mesa redonda “Retratos do triângulo São Paulo: um olhar poético sobre a cidade”, com Teté Martinho, Francesco Perrota-Bosch e Daniel Trench.
O livro vai ser distribuído gratuitamente pela Associação Viva Centro, parceira do projeto, a partir da data do lançamento.
Para se perder no centro
Por ser em lugares próximos, é fácil cobrir todo o circuito proposto pelo guia a pé. Por isso, a partir de dezembro deste ano até maio de 2015, os autores do guia irão fazer visitas guiadas em dois sábados de cada mês com os turistas e moradores de São Paulo. “A ideia é propor que os transeuntes fotografem a partir do processo criativo do guia”, explica Marise de Chirico, editora do projeto. Mais informações sobre o passeio no site da Viva o Centro.