Guia ilustrado explora versão imaginária de São Paulo
Marcada pelo apelido de “cidade cinza”, a capital paulista ganhou novas cores, paisagens e inúmeros outros atrativos no “Guia Fantástico de São Paulo”, assinado pela designer espanhola Ángela León.
A publicação ilustrada combina presente e passado, e oferece um passeio pela arquitetura, natureza e cultura da oitava maior aglomeração urbana do mundo. Tudo isso, sob uma característica especial: não é revelado ao leitor o que é verdade e o que é ficção.
A ideia do livro nasceu depois que Ángela chegou em São Paulo para trabalhar em projetos de intervenção urbana e design. Ao se deparar com uma cidade marcada por concreto e caos no trânsito, a designer resolveu imaginar uma versão mais gentil, lúdica e poética da cidade. “O imaginário é o material de construção de uma cidade. Quanto melhor é esse imaginário, mais temos chances de criar cidades melhores”, comenta.
- Santo André recebe exposição “Livro, Deslivro e Relivro” de Gilberto Tomé
- Centro Cultural São Paulo recebe temporada de reestreia de“COMUM” do Grupo Pandora de Teatro
- ‘Rabada’ dá voz a pessoas que São Paulo desumaniza
- Vila Nova de Gaia: guia completo para explorar a cidade
Durante o processo de trabalho da designer, algumas das ideias do guia tornaram-se. É o caso do parque de balanços no elevado Costa e Silva, ‘Minhocão’. Em 2013 os balanços foram instalados para o Festival Baixo Centro e também no Viaduto do Chá, durante a Virada Cultural.
O “Guia Fantástico de São Paulo” encontra-se na reta final de uma campanha de financiamento coletivo no Catarse e estará disponível nos últimos dias de Março. Para ajudar na concretização do projeto, basta acessar catarse.me/pt/guiafantasticodesaopaulo.
Assista ao vídeo de apresentação do projeto:
Mais informações sobre o Guia estão disponível na página da publicação no Facebook.