Hackers usam bateria do celular para saber que sites você visita

Por: Redação | Comunicar erro

Nunca subestime a capacidade dos hackers. Os pesquisadores de segurança na internet Steve Engelhard e Arvind Narayanan, da Universidade de Stanford, descobriram um método usado para saber onde você anda navegando pelo status da bateria de seu celular.

Segundo os cientistas, hackers teriam encontrado uma maneira de utilizar a bateria de seus eletrônicos portáteis como uma forma de monitorar seus passos na internet. Para piorar, não há como usar softwares de proteção, como antivírus, antispywares ou qualquer ferramenta de limpeza, para impedir que isso aconteça.

O método tira proveito de uma API chamada HTML5 Battery Status, que analisa a carga de seu dispositivo e permite a um servidor saber se seu site deve carregar uma versão mais econômica de sua página, caso a energia restante seja pouca. Com a ajuda dessa ferramenta, eles conseguem coletar de seu dispositivo uma informação precisa da energia de seu aparelho, bem como o tempo restante de uso até que ele desligue.

Bateria_celular
Criminosos conseguem saber seus passos na rede pelo quanto o seu celular consome de bateria.

Esses dados podem ser utilizados como uma identificação quase única de seu aparelho, graças às 14 milhões de combinações dos níveis de bateria e tempo restante de uso, permitindo que hackers rastreiem todos os sites que você visita, por exemplo.

O método é tão eficiente, vale notar, que hackers seriam capazes de identificar dois sites diferentes acessados pelo seu aparelho mesmo se um for aberto normalmente no navegador, enquanto o outro é aberto em outro browser, por uma aba anônima e com um software VPN. E as informações ficam ainda mais precisar para cada segundo que você utiliza o eletrônico.

A parte mais complicada desse novo método, como comentamos anteriormente, é que você não tem uma maneira de impedí-lo por softwares ou outras ferramentas. A única maneira de impedir que isso aconteça, no fim das contas, é conectar seu dispositivo à tomada ou desativar a ferramenta – o que é possível de fazer apenas no Firefox.

Veja mais informações no site do Tecmundo.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:30
Facilite Sua Vida: Cozinha limpa em 5 minutos
O Facilite Sua Vida tem duas dicas para você limpar a cozinha rapidinho e sem estresse.
2
03:33
Facilite Sua Vida: dicas para quem mora sozinha
Facilite Sua Vida, novo programa da Catraca Livre, se propõe a apresentar soluções aos vários probleminhas com que nos deparamos …
3
01:01
4 exercícios para fazer no trabalho e dar tchau ao sedentarismo
O Facilite sua vida, programa da Catraca Livre sobre dicas para o dia a dia, te ensina uma sequência rápida …
4
01:47
Receita de lasanha de pão para você preparar em pouco tempo
O Facilite sua vida, programa da Catraca Livre sobre dicas para o dia a dia, vai te ensinar a preparar …
5
01:41
Artistas usam superfícies urbanas para estampar camisetas e bolsas
Um coletivo de artitas baseado em Berlim sabe exatamente como usar a paisagem urbana de forma artística: eles usam superfícies …
6
01:01
Hiroshi Ishiguro e seu gêmeo robô vêm a São Paulo
O professor Hiroshi Ishiguro e seu robô vieram a São Paulo para uma palestra na Japan House.
7
02:05
Uma corrida de drones caseiros a 200 km/h
A Campus Party 2018 tomou conta do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com quatro dias de intensa …
8
01:27
Você já ouviu falar no “Uber Humano”?
O pesquisador Jun Rekimoto desenvolveu uma forma de qualquer um realizar funções e experiências "alugando" o corpo de outra pessoa. …