Ideias de gincanas para estimular e gastar a energia das crianças
Crianças têm muita energia e, na nossa sociedade atual, nem sempre têm onde descarregá-la. Presos em apartamentos, condomínios e ambientes fechados, todo esse gás fica preso, reprimido. É ótimo quando aparecem opções de brincadeiras que viabilizam esse gasto energético, e o blog Tempojunto trouxe algumas ideias.
“Fato é: ver as crianças em movimento sempre é muito divertido para mim e como tenho três filhos, brincadeiras com formato de gincana de estímulos são ótimos porque todos eles participam juntos. E gincana não precisa ser competição, não!”, defende Patricia Camargo, autora do blog.
Confira abaixo algumas opções para brincar e estimular os pequenos:
- Gol e Latam alteraram as regras de bagagem recentemente; você já está por dentro?
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
- Gincana com a Bola
1. Eu comecei com um simples bater de bola. Que de simples não tem nada, porque requer coordenação motora, coordenação de olho-mão (que inclui raciocinar sobre a distância da bola até chegar na mão), cálculo de força e velocidade para bater a bola.
2. Meu filho mais velho bate com um mão só a bola. Já a mais nova ainda precisa das duas mãos para fazer mais coordenadamente. Não tem problema! Cada um na sua!
3. Depois, passamos a brincar na escada. Cada quicada da bola acontecia em um degrau. E íamos subindo os degraus juntos.
4. A próxima etapa foi bater a bola com um pé só. A Cucuruca, minha filha do meio amou esta. Mais coordenação e equilíbrio!
5. Por fim, a última etapa da gincana seria jogar a bola para mim, que estava no topo da escada. O Pocoyo ficava na parte de baixo da escada. E trabalhamos força, velocidade, inclinação e pontaria.
- Feijão na Massinha
Em outro post, uma brincadeira bem bacana e sensorial: encontrar o feijão no meio da massinha. Nessa gincana, vale tudo para encontrar o grão: rasgar pedaços da massinha com o dedo, ir “pinçando” ou “cutucando” a massinha até encontrar o feijão.
- Passe a água
Essa é ótima para os dias quentes! Você vai precisar de pelo menos duas pessoas e dois recipientes, tipo baldinho ou pote de sorvete. Se tiver mais participantes, melhor. Cada um precisa do seu baldinho.
Os participantes devem formar uma fila e o primeiro tem que encher os eu recipiente com água. O objetivo é “passar a água” para o participante de trás, sem olhar.
Para conferir o post na íntegra, clique aqui e saia cheio de novas ideias para gastar a energia dos pequenos. Vale tudo!
Leia mais: