Índia: comunidade limpa, reforma e revitaliza calçadão à beira-mar

A cidade de Mumbai é a mais populosa da Índia e a quarta do mundo. Com 20 milhões de habitantes (contando região metropolitana), sofre com a falta de espaços públicos para lazer, esporte e cultura.

Foto do local antes da reforma

Cercada pelo mar, a costa leste da cidade é dominada por docas, o que impede o seu acesso. Já a costa oeste possui 34 km de praias e baías, mas o crescimento desordenado e a falta de planejamento fizeram com que o local fosse dominado pela esfera privada ou usado como lixão. Ou seja, a cidade havia perdido os seus últimos espaços abertos.

A força da população

A própria comunidade, portanto, começou a realizar atividades para restaurar as áreas beira-mar e devolvê-las para a população.

A praia de Bandra, por exemplo, teve reformas no seu calçadão em uma união entre moradores, arquitetos e designers, representantes do governo e empresas privadas.

Agora, o local é mantido pelas associações de moradores e serve como espaço para cultura, lazer e esporte. O calçadão recebe festivais de música, tem um anfiteatro e áreas de convivência e esporte.

Além de área de convivência, local tornou-se espaço para shows, teatro e esporte. A própria comunidade iniciou as reformas

Mais do que um programa de embelezamento, os calçadões de Bandra são um exemplo de urbanismo realizado por cidadãos comuns, que devolveram o espaço público para as pessoas. De lixão para área de lazer e convivência: eles mudaram as relações entre as pessoas, criando novas perspectivas para a cidade.

Um exemplo de como um projeto pode ser criado e administrado pela própria comunidade.

Deutsche Bank Urban Age Award – Rio de Janeiro

O prazo para inscrever projetos na sexta edição da premiação foi prorrogado até o dia 15/8. Os projetos e iniciativas que oferecem soluções urbanísticas para a região metropolitana do Rio de Janeiro podem ser inscritas na do prêmio. Participe.