Inquérito mistura rap com tango e lança “Madre Tierra”, gravado na Argentina
Videoclipe é parte do projeto “Uma Só Voz” que começou em Cuba e vai percorrer diferentes países da América Latina
O grupo de rap Inquérito, de Nova Odessa (SP), esteve em Buenos Aires durante uma semana para o Festival Latinoamericano Del Ritmo e aproveitou a passagem para gravar o clipe da música “Madre Tierra”. O trabalho foi feito em parceria com o músico local Ramiro Abrevaya e com a rapper Malena D´Alessio. O clipe, com direção de Eddie Silva, destaca os momentos de gravação e de shows, com uso de instrumentos tradicionais do tango, como guitarra criolla e bandoneon.
“A música começou ainda no Brasil, no estúdio do Duh e quando fomos para a Argentina, gravamos as vozes, instrumentos e participações. Foi louco gravar num estúdio onde os caras do tango gravaram também e embora nossa música não seja um tango, ela quis, teve a intenção de inserir esses instrumentos típicos de lá”, contou Renan Inquérito, o vocalista do grupo, que vive em Nova Odessa.
Para Ramiro Abrevaya, esta foi a primeira experiência com o rap. “Foi uma fusão que funcionou. Foi uma bela experiência. O convite veio do Diego Barreiro, que me escolheu dentre muitos músicos argentinos que ele tinha ouvido, e estar no estúdio, sem um trabalho anterior, foi interessante. Nós nos encontramos lá, eles me mostraram o básico da música e me pediram para escrever e compor o coro. Em poucas horas escrevemos a letra e gravamos. Felizmente eu era capaz de traduzir o espírito que o Renan queria transmitir com a música. Estou muito feliz com o resultado, porque concordo com a filosofia que a canção exprime. O vídeo também ficou bem bonito, é um trabalho bem abrangente”, comentou o músico.
Outra participação da música foi a da rapper Malena D´Alessio. Filha de um pai desaparecido na ditatura argentina, ela traz para a música toda a crítica social e política ado país. Foi a fundadora do já extingo grupo Actitud María Marta, que esteve no Brasil em 2011 par alguns eventos. Para a canção “Madre Tierra”, fez questão de expressar a força da luta que faz como bandeira, que está diretamente ligada aos direitos humanos, das mulheres e da cultura popular.
“Uma Só Voz”
A música é parte do projeto “Uma Só Voz”, que busca estreitar os laços musicais entre o Brasil e os demais ritmos da América Latina. A primeira gravação aconteceu em 2015, na cidade de Havana, em Cuba. Na ocasião, o Inquérito gravou com o La Invaxión, que tem integrantes no Caribe e no Uruguai.
A proposta é mostrar o rompimento de fronteiras entre a música independente, promovendo um espetáculo único e inédito, de intercâmbio musical latino. O Inquérito pretende, em 2016, fazer outros trabalhos nesta linha, embora o próximo país a ser visitado ainda não tenha sido definido.
“A América Latina é muito grande e muito rica. O Brasil é o único país de língua portuguesa na região, e é muito importante que consigamos viajar e mostrar nossa música, nossa arte, em outros locais. Foram experiências bem diferentes estar em Cuba e na Argentina. Cada país com suas particularidades, cada músico com seus talentos e isso só exprime o que o rap é capaz: romper fronteiras e traduzir sentimentos”, completou Renan Inquérito.
Assista ao clipe
https://youtu.be/N9zQspjmohA