“Instagram dos médicos” que ajudou contra Zika chega em português

Apelidado de “Instagram dos Médicos”, o aplicativo de compartilhamento de discussão de casos clínicos Figure 1 está sendo lançado em português. O app, que foi lançado em 2013, já possui um portfólio de milhares de casos em inglês e está sendo lançado em outro idioma pela primeira vez.

O objetivo do app é se tornar uma forma dinâmica de profissionais de saúde trocarem informações sobre casos que encontram. O app se tornou particularmente útil com a epidemia do vírus Zika, com profissionais do Brasil partilhando seu expertise com o restante da comunidade mundial, conforme casos começaram a acontecer no exterior. Em especial em como distinguir entre o diagnóstico de Zika e outras doenças de sintomas similares, como a Dengue.

 

Os casos do Zika vírus compartilhados no Figure 1 foram visualizados por milhares de profissionais da saúde do mundo inteiro, e para muitos consistiram na primeira oportunidade de acompanhar casos do vírus em tempo real, e desta forma aprender sobre seus principais sintomas e formas de diagnóstico.

O App é utilizado por mais de 1 milhão de profissionais de saúde, de 190 países. Milhares de casos já foram compartilhados e visualizados mais de 1.5 bilhão de vezes. Os criadores do app estimam que 65% dos estudantes da América do Norte utilizam o aplicativo como fonte de conhecimento.

O Figure 1 possui ferramentas para ocultar informações de identificação do paciente e utiliza um termo de consentimento com assinatura digital adaptado à legislação brasileira. O aplicativo gratuito está disponível para iOS e Android.