Instalação arquitetônica deixa Torre Eiffel ainda mais espetacular

Por: Redação

A Torre Eiffel  já era perfeita, mas um grupo de arquitetos conseguiu deixar o ponto turístico ainda melhor. A empresa de arquitetura Moatti-Rivière transformou o espaço em um dos locais mais espetaculares da França.

A obra consistiu da instalação de grades de vidro claro em volta da abertura central da Torre e, abaixo dessas barreiras, uma passagem de vidro transparente medindo 1,85 m no ponto mais largo. A uma altura de 57 metros, os visitantes têm a impressão de estarem andando em um vazio acima do ponto suspenso mais favorável do primeiro andar. Para isso, a Saint-Gobain forneceu o piso do primeiro andar da Torre Eiffel em Paris, feito de folhas de vidro antiderrapante.

Grades de vidro claro em volta da abertura central da Torre

Este projeto representou uma proeza em termos técnicos. A Saint-Gobain desenvolveu um produto especial para o piso de vidro (128 m2) e realizou estudos muito detalhados das características do vidro e do tipo de revestimento antiderrapante a ser usado. O piso tinha que permanecer o mais transparente possível e o potencial de provocar escorregão tinha que ser minimizado, motivo pelo qual um padrão de pontos (esmalte e partículas abrasivas) foi impresso na superfície superior do vidro. Foram 18 meses de pesquisa e desenvolvimento para conceber um processo de impressão de alta qualidade que apresentasse resistência mecânica excelente, ao mesmo tempo dando ao produto uma aparência atraente durante o uso.

Toda essa elaboração foi feita com a Glassolutions, conhecida por marcar seu nome em grandes obras como a bilheteria TKTS na Times Square em Nova York, o novo Museu Acropolis em Atenas e o escritório de Londres da Swiss Re.