Intervenção Urbana: estruturas infláveis que se apropriam da arquitetura
O coletivo espanhol de artistas Penique productions realiza instalações efêmeras infláveis que invadem e se expandem em espaços únicos. As intervenções propõe uma experiência ao espectador. Através desta mensagem perceptiva clara, direta e simples sem estabelecer um discurso fechado, pretende alcançar todo o tipo de público.
Selecionamos alguns de seus trabalhos realizados no Brasil, na Espanha e no México que traz o mesmo ponto de partida – apropriar-se de um espaço original que perde seu uso habitual – o espaço passa a formar parte da obra, que cresce até relacionar-se com a arquitetura existente e a experiência com o espectador, concebendo um novo espaço.
GALERIA DEL PARANIMF – Barcelona, Espanha.
- Como combater a diabetes com 5 legumes ricos em fibras e nutrientes
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
- Estes hábitos vão melhorar a sua circulação sanguínea; saiba como
A instalação exibe diferentes tonalidades de cor à medida que o dia avança, o que ressalta sua singularidade mutável. A camada azul constante ao longo de seus mais de 30 metros de extensão se funde com as janelas e os ornamentos da circulação, redesenha a majestosidade da porta de entrada do Paraninfo, estabelece com eles um diálogo íntimo e os converte em atores desta função efêmera.
EL CLAUSTRO – Querétaro, México
De acordo com a hora do dia, a luz modifica a obra. Com a potente luz do sol, a instalação apresenta um azul intenso no interior e a arquitetura que a envolve se mantém azul celeste. De noite, a sutil iluminação artificial da galeria que envolve o inflável e o ponto de luz instalado na fonte central desenham os volumes com um azul mais escuro.
PALO ALTO – Barcelona, Espanha
Projeto desenvolvido em colaboração com a Escola de Disseny BAU para o XXII Desfile de Moda no centro de produção artística e cultural Palo Alto. A instalação, de caráter cenográfico, busca a integração entre arte e moda.
LA CAPELLA – Piera, Espanha
Uma instalação onde a luz possui um papel de destaque. Um crucifixo de 4 metros de altura de neon azul está contra a luz natural que entra do exterior através do plástico rosado.
A PISCINA DO PARQUE LAGE – Rio de Janeiro, Brasil
Neste caso, o lugar escolhido foi o pátio interno do palacete da Escola de Artes Visuais Parque Lage, onde no sábado dia 24/01, foi instalada a obra “A Piscina do Parque Lage”, um inflável laranja de 11m x 15m x 25m que cobriu por completo o histórico pátio e sua piscina.
Veja todos os detalhes das instalações no artigo original publicado no ArchDaily Brasil.