Li Edelkoort exibe roupas de Issey Miyake no Museu de Design de Holon
A holandesa Li Edelkoort, um dos nomes mais respeitados no mundo da moda, voltou ao Museu de Design de Holon, em Israel, com uma nova exposição intitulada “GATHERING: from domestic craft to contemporary process” (do artesanato doméstico de processo contemporâneo). A mostra apresenta a pesquisa inovadora da coleção 132 5. Issey Miyake, do lendário designer japonês.
Edelkoort foi considerada um das 25 pessoas mais influentes do mundo da moda pela revista “Times”.
- Museus em São Paulo: conheça os melhores da cidade!
- Canções de ninar de todos os povos estarão expostas no Museu da Imigração em SP
- Casinhas surreais de cachorro ganham mostra na Japan House
- 9 museus para visitar de graça em San Francisco
A exposição contempla obras de mais de 70 designers contemporâneos do mundo todo incluindo Studio Aisslinger, Dror Benshetrit, Tord Boontje, Erwan Bouroullec & Ronan, Kiki van Eijk, Frederik Farg, Richard Hutton, Arik Levy, Bertjan Pot, bordas cruas, Inga Sempé , Fredrikson Stallard, Patricia Urquiola e Tokujin Yoshioka.
Nesta exposição, Edelkoort, conhecida por seu olhar visionário, reúne temas de design contemporâneos que refletem ofícios domésticos tradicionais, na tentativa de permanecer conectado à autenticidade: técnicas de plissê, drapeados, camadas, laceamento, aventais, dobraduras, trabalho com agulhas, crochê e cozinha.
No entanto, os designers aplicam novas tecnologias e técnicas para transformar completamente suas ações. As suas intervenções celebram as possibilidades que estão diante de nós, cada vez mais criativas.
Os artistas usam artesanato tridimensional, que revigora o design, emprestando corpo e beleza para cadeiras arquetípicas ou dão forma e volume para estruturas de iluminação.
O desdém com o tedioso mercado global juntamente com um medo da virtualização da sociedade inspirou os designers para criar um trabalho que está ligado à humanização do processo de produção e a contextualização de um estilo de vida mais responsável.
O artesanato tornou-se assim um dos principais movimentos de nosso tempo e pode ser entendida como a repetição de habilidades que pertencem ao nosso passado comum, exalando um sentimento de pertencimento e de continuidade.
Exibido na galeria inferior, a 132 5. Issey Miyake é uma coleção revolucionária em sua aplicação de metodologias de pop-up e consciência ecológica, bem como os seus esforços para manter o conhecimento artesanal japonês.
Trabalhando em estreita colaboração com o cientista da computação Jun Mitani e o Reality Lab do engenheiro têxtil da Miyake Manabu Kikuchi e parceiro Sachiko Yamamoto, algoritmos matemáticos são convertidos em modelos 3D antes de se tornarem peças com dimensões criativas.
Outro dos conceitos da coleção, IN-EI, aplica as mesmas fórmulas geométricas para desdobrar lâmpadas –produzida pela Artemide, um exemplo do que será exibido em Holon. Feitas com produtos PET recicladas e fibras, 132 5 abrange as ideias de “regeneração” e “recriação”, que são importantes para Miyake.
GATHERING
Onde: Museu de Design de Holon, Israel, tel.: 972-73-2151525
Quando: até 25 de outubro
Quanto: 35 shekel (adulto); 30 shekel (jovens de 11 a 17 anos); 20 shekel (5 a 10 anos)
Site: www.dmh.org.il