Livro reúne obra poética de Paulo Leminski; leia trecho

Por Redação
18/02/2013 14:10 / Atualizado em 04/05/2020 11:26

Edição reúne mais de 600 poemas do escritor curitibano
Edição reúne mais de 600 poemas do escritor curitibano

Nascido na capital do Paraná, Paulo Leminski (1944-1989) foi um sujeito multifacetado. Romancista, tradutor, biógrafo, compositor, professor, jornalista, publicitário, além de faixa preta de judô, o curitibano entrou para também para a história como um dos grandes nomes da poesia brasileiro.

Autor de livros cultuados e há tempos fora de catálogo, Leminski protagoniza um dos grandes lançamentos editorais de 2013. “Toda Poesia”, publicado pela Companhia das Letras, reúne mais de 630 poemas – que vão desde os primeiros versos publicados em obras como “Quarenta Clics em Curitiba” (1976), aos póstumos de “Winterverno” (2001).

Para aprofundar o contato do leitor com os versos experimentais, concretistas e marginais do poeta, a edição traz também ensaios e textos assinados por Haroldo de Campos, Caetano Veloso, Leyla Perrone-Moisés, Alice Ruiz (companheira de Leminski por décadas) e José Miguel Wisnik.

Aos que ainda não conhecem a obra do escritor, “Toda Poesia” se apresenta como uma oportunidade de estabelecer contato com versos inspirados também em múltiplos temas, como cultura oriental a cinema americano – já desenhados, cantados por nomes como Caetano Veloso e Itamar Assumpção e até pichados em muros pelo Brasil.

Assista ao booktrailer do livro:

Confira alguns trechos de “Toda Poesia”: