Livros de ciência bons, grátis e dentro da lei

Tenho acompanhado de longe o debate que se delineou em torno do site Livros de Humanas, processado pela ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos) por pirataria. Para quem não ouviu falar da polêmica ainda, trata-se de um estudante que indexava links de cópias de livros em PDF para ajudar outros universitários com as leituras necessárias a seus cursos.

O réu do processo, Thiago, já foi entrevistado pela Josélia Aguiar, do blog Livros Etc, por isso não vou discutir aqui as questões de

legalidade. Quero apenas falar de um projeto americano que está encontrando solução para um problema que não é exclusivo do Brasil: bancar a leitura de um curso de graduação sem usar fotocópias é simplesemente caro demais. Não conheço ninguém da minha geração que não tenha apelado ao velho xerox (os mais jovens preferem os PDFs) para dar conta de adquirir toda a leitura necessária.

Para contornar o problema, o projeto OpenStax College (http://openstaxcollege.org) – site com conteúdo em inglês- , da Universidade Rice, de Houston, começou a publicar em fevereiro uma série de livros-texto escritos por equipes de cientistas de alto nível. Os livros, de qualidade suficiente para competir com obras que estão liderando o mercado agora, estão disponíveis de graça para download em PDF. Podem também ser comprados encadernados pelo preço de custo da impressão/distribuição. Sai cerca de US$ 40 para um livro-texto colorido, de formato grande, com 1.200 páginas.

O OpenStax está sendo bancado agora por generosas doações de filantropos milionários —Bill Gates, da Microsoft, e William Hewlett, da HP, entre eles—, mas a idéia é que se torne menos dispendioso no futuro. Uma vez que os livros estiverem prontos, será preciso fazer apenas o trabalho de revisão e ampliação. Leia o texto na íntegra na Folha.com