Londres sustentável: dois projetos socioambientais da capital britânica

09/01/2015 14:46 / Atualizado em 04/05/2020 16:45

Diferente do que acontece nas grandes cidades brasileiras, em Londres os carros estão longe de ser prioridade de seus moradores. Ao invés de congestionamento, caos e buzina, a capital britânica passou a valorizar mais as árvores, plantas e jardins desde que surgiu o projeto “The Garden Bridge”.

Com assinatura do Heatherwick Studio, a ponte jardim ligará o norte ao sul de Londres por cima do rio Tâmisa. A inauguração do projeto está prevista para 2016. Por enquanto confira algumas imagens que reproduzem o projeto.

Túneis se transformam em fazendas subterrâneas

Para solucionar a falta de espaço nas grandes cidades, um grupo descobriu um novo jeito de plantar o próprio alimento, cultivando vegetais em túneis construídos na 2ª Guerra Mundial a 33 metros de profundidade.

O espaço, abandonado desde o fim da guerra se tornou abrigo para aproximadamente 12 mil pessoas em 1944. Passados 70 anos, o túnel está ocupado por moradores diferentes: ervas e vegetais como brócolis, alho, cebolinha, coentro, manjericão e cogumelos.

Para tornar possível o cultivo, a área conta com luzes de LED e captação da água da chuva para irrigação. Chamado de Fazenda Subterrânea, o espaço conta com três andares de plantações e chega a produzir até 2,5 kg de alimentos por metro quadrado.