Londres sustentável: dois projetos socioambientais da capital britânica
Diferente do que acontece nas grandes cidades brasileiras, em Londres os carros estão longe de ser prioridade de seus moradores. Ao invés de congestionamento, caos e buzina, a capital britânica passou a valorizar mais as árvores, plantas e jardins desde que surgiu o projeto “The Garden Bridge”.
Com assinatura do Heatherwick Studio, a ponte jardim ligará o norte ao sul de Londres por cima do rio Tâmisa. A inauguração do projeto está prevista para 2016. Por enquanto confira algumas imagens que reproduzem o projeto.
Túneis se transformam em fazendas subterrâneas
- Jardineiro “gangster” recria periferia de Los Angeles com hortas urbanas
- Conheça Curaçao, um dos destinos mais procurados no Caribe
- Babcock Ranch, na Flórida, a comunidade mais sustentável do mundo
- Mônaco, pequeno país, gigante em sustentabilidade
Para solucionar a falta de espaço nas grandes cidades, um grupo descobriu um novo jeito de plantar o próprio alimento, cultivando vegetais em túneis construídos na 2ª Guerra Mundial a 33 metros de profundidade.
O espaço, abandonado desde o fim da guerra se tornou abrigo para aproximadamente 12 mil pessoas em 1944. Passados 70 anos, o túnel está ocupado por moradores diferentes: ervas e vegetais como brócolis, alho, cebolinha, coentro, manjericão e cogumelos.
Para tornar possível o cultivo, a área conta com luzes de LED e captação da água da chuva para irrigação. Chamado de Fazenda Subterrânea, o espaço conta com três andares de plantações e chega a produzir até 2,5 kg de alimentos por metro quadrado.