‘Luzes da Ribalta’, único romance de Chaplin, chega às livrarias; leia trecho
Único romance em prosa escrito por Charles Chaplin, “Footlights” é uma obra de grande importância na história do gênio do cinema. As desventuras do palhaço decadente – apaixonado por uma bailarina suicida – deram origem à “Luzes da Ribalta”, um clássico da sétima arte.
Os manuscritos e papéis datilografados da história sempre estiveram nos arquivos de Chaplin, mas nunca haviam sido publicados. Após 60 anos de criação, a obra chega às livrarias.
O responsável pela empreitada é David Robinson, biógrafo oficial do artista, que reuniu e ordenou todo o material com o apoio do instituto de restauração italiano Cineteca di Bologna – responsável pela digitalização dos arquivos de Chaplin para a família.
- Livro reúne obra poética de Paulo Leminski; leia trecho
- Leia trecho do livro “Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose”
- Leia trecho do livro “O que é meu é seu”
- Tribos Urbanas no Cinema
No Brasil, o livro chega pela editora Companhia das Letras. Traz dezenas de reproduções de documentos e fotografias do Charles Chaplin Arquive e ainda um ensaio assinado também por David Robinson. Nele, o biógrafo fala sobre a criação do romance e do filme, e detalha também a cena cultural da cidade de Londres em 1914 retrata por Chaplin na obra.
A editora disponibilizou o primeiro capítulo da obra para leitura online e gratuita. Para conferir, basta acessar este link.