Mercado de podcast no Brasil se torna cenário fértil para o marketing de influência
De olho no público de mais de 30 milhões de ouvintes no país, solução da Inflr é estratégica e dobra visibilidade de campanha da Avon no PodDelas
O Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo, atrás apenas da Suécia e da Irlanda, segundo dados de pesquisas do IBOPE e Statista.
Com o intuito de aproveitar o crescimento desse mercado, a Inflr, adtech pioneira em ações de marketing de influência, lança o Podcast 2.0.
Recentemente, em uma campanha desenvolvida para a Avon no PodDelas, um dos podcasts mais populares no Brasil, a estratégia da Inflr conseguiu um aumento notável no número de ouvintes recorrentes.
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A média era de 278 mil pessoas, porém, ao adotar o modelo Inflr, esse número aumentou para mais de 467 mil espectadores, ou seja, praticamente dobrando a visibilidade.
Utilizando técnicas como storytelling e remarketing em podcasts, a novidade busca maximizar a presença da marca no crossmedia, como o próprio nome indica, para atrair o interesse do público que só no Brasil somam cerca de 30 milhões de ouvintes.
Segundo um dos maiores especialistas em marketing de influência do País, Thiago Cavalcante, CSO e founder da Inflr, existem muitas novidades no mercado de podcasts. Mas o segredo para as marcas aproveitarem ao máximo esse canal é utilizá-lo como meio, não como fim.
“Atualmente, observamos a relevância dos podcasts, e, por isso, desenvolvemos uma solução para que as marcas possam aproveitar a ampla audiência que esse meio oferece”, explica Cavalcante.
O novo modelo de negócio desenvolvido pela adtech, inclui o remarketing e é uma inovação para o setor, porque possibilita que as marcas tenham mais visibilidade de seus produtos ou serviços.
Isso ocorre porque ao destacar momentos relevantes nos episódios, quando a marca está em destaque, é feita uma divulgação estratégica da campanha nas redes sociais do programa.
Além disso, para aumentar ainda mais o engajamento, a empresa produz vídeos exclusivos nos quais os hosts promovem a mensagem da campanha em momentos especiais.
No último ano, uma pesquisa realizada com ouvintes de podcasts da Midroll para a IAB revelou que 67% dos entrevistados conseguiam lembrar de um produto ou promoção específica mencionada em algum anúncio em um podcast, e 61% dos ouvintes afirmaram ter adquirido um produto ou serviço sobre o qual ouviram em um anúncio de podcast.
“Com o Podcast 2.0, a Inflr tem como estratégia impactar ao máximo o público-alvo das campanhas que nós desenvolvemos, nos principais podcasts, videocasts e veículos de entretenimento; para potencializar não só a visibilidade, mas também os negócios dos nossos clientes”, conta Cavalcante.