Morre Paulo Vanzolini; ouça 51 composições do sambista
Um dos grandes nomes do samba paulista, o compositor Paulo Vanzolini morreu na noite do último domingo, 28, aos 89 anos, em São Paulo. A morte, que coincidiu com o aniversário do sambista, foi ocasionada por complicações de uma pneumonia. Vanzolini estava internado desde quinta-feira passada no hospital Albert Einstein.
Casado com a cantora Ana Bernardo e pai de cinco filhos com sua primeira mulher, Ilze, o compositor era considerado – ao lado de Adoniran Barbosa – o principal expoente do samba em São Paulo. Ficou conhecido pela autoria de clássicos como “Ronda”, “Praça Clóvis” e “Volta por Cima”.
Autor de mais de 70 músicas, gravadas por grandes intérpretes, Vanzolini era também destacou-se como cientista. Doutor em Zoologia pela Universidade de Harvard, trabalhou por mais de 50 anos no Museu de Zoologia, da USP (onde foi diretor), escreveu mais de 150 artigos acadêmicos, sendo premiado pela Fundação Guggenheim, em Nova York, pelo sua obra científica.
“Quando Eu For eu Vou Sem Pena” foi a última letra escrita pelo compositor, gravada por Chico Buarque em 1997. Em 2009, o compositor protagonizou o documentário “Um Homem de Moral”, do cineasta Ricardo Dias.
No site Ouvir Música é possível conferir online 51 composições de Vanzolini, interpretadas por diferentes vozes.
Homenagem na Virada Cultural
Com exclusividade, o Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Juca Ferreira, informou ao Catraca Livre que vai propor ao Conselho Curador da Virada Cultural – em caráter de emergência – uma homenagem a Paulo Vanzolini na próxima edição do evento.
A Virada Cultural 2013 será realizada nos dias 18 e 19 de maio. Veja a programação e novidades da edição.