Na Vila Madalena, Rua Fidalga ganha parklet; SP contará com 30 até o fim do ano
Uma perspectiva de convivência mais humana e que propõe maior interação social com a cidade: assim o ativista Lincoln Paiva define os ‘parklets’, espaços de lazer instalados sobre vagas de estacionamento em espaços públicos de São Paulo. O mais recente começou a ser construído na noite da última segunda-feira, 29 de setembro, na Rua Fidalga, Vila Madalena. O projeto está em fase de montagem e ainda deve receber elementos de paisagismo.
Com bancos, jardins, mesas, cadeiras, guarda-sóis e até aparelhos de exercícios, os parklets se multiplicam pela capital paulista, promovendo o debate sobre o atual modelo de espaço urbano. “A gente vive numa cidade que sempre privilegiou os carros, sem nenhum tipo de integração com a cidade. Por isso, os parklets oferecem um novo diálogo de convivência, além de uma nova função para as ruas”, destaca.
Além das ruas, o conceito de parklets propõe também a sinergia com outras atividades urbanas, como as ciclovias “A ideia é que os parklets se integrem com a proposta de ocupação da cidade, de lazer, cultura e arte ao ar livre,”, ressalta.
- Explosão de descontos no Steam: a franquia Borderlands chega com até 95% OFF!
- Fenômeno global da Capcom por menos de R$ 35: aproveite quase 70% OFF no Steam
- Extrato de cannabis melhora tratamento de autistas, aponta estudo
- Alecrim: como consumir para trazer benefícios para o corpo
S(P)ARKLETS
Além da Vila Madalena, Pinheiros, Jardins e bairros da periferia de São Paulo também devem ganhar parklets até o fim deste ano “Estamos com projetos para a Rua Oscar Freire e também para alguma rua em Pinheiros. Mas ainda não definimos data. Todo o processo envolve uma série de questões, desde a construção até o diálogo com a comunidade”, explica. Até o fim de 2014, a cidade contará com 30 parklets.