Natura convida consumidores a pensar em inovações para seus produtos
Enquanto a maioria das empresas mantém o monótono serviço de atendimento ao consumidor como a única forma de contato com os clientes, cada vez mais consumidores querem marcas transparentes e abertas.
Esse abismo entre as pessoas que têm uma experiência diária com o produto e os responsáveis por seu desenvolvimento foi o que motivou a Natura a desenvolver o Cocriando, uma plataforma de criação colaborativa que convida os consumidores a interagirem com a empresa.
- Worldpackers: uma solução para quem quer viajar o mundo gastando pouco
- Como otimizar o tempo para aumentar a produtividade e o bem-estar?
- Programa oferece bolsas de estudo na Europa para brasileiros
- Você é MEI? Então saiba que o Sebrae está oferecendo um curso gratuito de capacitação especial para você
O modelo do Cocriando foi inspirado no OpenIDEO, plataforma que lança desafios abertos e permite que qualquer pessoa traga ideias para ajudar a solucioná-los.
A partir de um desafio, é criada uma jornada de cocriação que acontece online e em encontros presenciais. O objetivo é que os consumidores tragam ideias para aquele determinado tema. No momento, há duas jornadas abertas: a Bem-Estar e a TodoDia, cujo tema é “Como podemos trazer mais cuidado, beleza e prazer na sua rotina?”.
Segundo Juliana Nascimento, responsável pelo projeto, propostas que surgiram durante o Cocriando foram levadas à área de inovação da empresa e já impactaram o desenvolvimento de produtos, como estojos de maquiagem.