“Quebrando o Tabu” em versão internacional, na íntegra e com legendas, no Youtube
Reprimir, repreender e censurar. Tudo aquilo que tem como base princípios fanáticos pode, muito possivelmente, implicar numa série de equívocos. O famoso cabresto de cavalo.
Em 1970, o então presidente dos EUA, Richard Nixon, queria declarar Guerra às Drogas, propondo uma revisão do código penal federal que impedia a produção, o transporte, a venda e a posse de qualquer droga classificada como ilegal. A política da intolerância zero estava implantada.
Em 2001, um grupo de líderes globais, incluindo 7 ex-presidentes, criaram a Comissão Global de Políticas de Drogas para acabar com a guerra de 40 anos contra as drogas, liderada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
- Essas 5 fronteiras pelo mundo vão te surpreender
- Xbox Prime: O futuro da Microsoft pode ter nome e data para 2026
- 5 praias lindíssimas para curtir no Litoral Sul de São Paulo neste verão
- Estude com o ITA sem pagar: 10 cursos online para fazer agora
Dirigido pelo cineasta Fernando Grostein Andrade e produzido pela Spray Filmes, “Quebrando o Tabu”, longa brasileiro de 2011 ganha uma versão internacional (“Breaking the Taboo”, direção de Fernando G. Andrade e Cosmo Feilding Mellen) e um canal no Youtube, que disponibiliza o filme na íntegra e com legendas. A narração é feita pelo ator americano Morgan Freeman.
Abaixo, assista ao longa:
Para ampliar a participação pública nesse debate, os produtores do filme se associaram à Fundação Beckley (Reino Unido) e à Avaaz e lançaram também um website de campanha e uma petição endereçada à ONU, pedindo uma mudança global na estratégia de lidar com as drogas para interromper o ciclo vicioso de criminalização e punição de usuários, que acaba enriquecendo o crime organizado.