Nova bateria de 130 cm movida a energia solar mantém casa acesa por horas
O sul-africano Elon Reeve Musk, cientista já comparado a Thomas Alva Edison (1847-1931) e Steve Jobs (1955-2011), acredita que os problemas de energia e do aquecimento global podem ser resolvidos por conta de uma nova invenção: uma bateria de 130 cm para pendurar na parede carregada por energia solar.
Conhecido por concretizar suas ideias e projetos inovadores e tecnológicos em produtos improváveis como carros elétricos esportivos (os modelos Tesla dos EUA), Musk agora quer aprisionar a energia limpa e ininterrupta do sol numa caixa discreta e elegante, a Powerwall. A inovação, apresentada ao público americano em Los Angeles, há uma semana, é capaz de manter uma casa de classe média alta acesa por algumas horas.
São dois modelos: um de 10 quilowatts-hora (kWh) e outro de 7 kWh. As duas modalidades já podem ser encomendadas e começarão a ser entregues em três ou quatro meses. O preço final de instalação deverá ficar em torno de US$ 5.000. Ao caprichar no preço e no desenho, Musk acredita que colabora diretamente com a era da geração distribuída baseada em energia solar.
- Filtro de água movido a energia solar abastece comunidades rurais
- Novas tecnologias em energia solar são debatidas em São Paulo
- Professor ganha prêmio por reduzir o custo da energia solar
- 50 mil casas populares na Austrália receberão painéis solares
Leia matéria na íntegra na Folha de S. Paulo.