Novo malware que bloqueia computadores chega ao Brasil
Um novo ataque hacker semelhante ao WannaCry está se espalhando rapidamente pelo mundo e já existem casos no Brasil de computadores bloqueados. Chamado de Petya, ele trava as máquinas principalmente de instituições públicas e bancos, mas computadores privados também podem ser invadidos.
O modo do ataque se chama ransomware, e pede um resgate de US$ 300 a ser pago em bitcoin para desbloquear a máquina. Os ataques estão mais concentrados na Ucrânia e Europa, mas, conforme apurou o Olhar Digital, computadores do Brasil também podem já ter sido invadidos.
Segundo o veículo, computadores do Hospital do Câncer de Barretos, interior de São Paulo, teve computadores desligados devido ao ataque hacker. Na Ucrânia, a estatal de energia e os principais bancos do país foram atacados.
- A pior notícia para quem precisa do BPC acaba de chegar
- Saiba como se proteger do novo golpe que rouba dados de cartão de crédito
- AGU e PGR identificam ameaça de novos ataques golpistas e acionam STF
- Telegram cumpre decisões e evita bloqueio no Brasil
Para se defender do ataque, vale a mesma dica do WannaCry: mantenha o seu Windows atualizado que você fica protegido dessa vulnerabilidade. Para se certificar, baixe a atualização de segurança MS17-010 para o seu sistema operacional, que sana o problema.