O amanhecer visto do espaço
Auroras, tempestades e raios de luz se misturam no nascer do sol visto a 400 km da terra
Em pouco mais de um minuto, um vídeo recém-lançado pela Agência Espacial Europeia nos mostra o surgimento do sol por trás da terra de uma forma diferente da que estamos acostumados. Filmadas pelo astronauta Alexander Gest e editadas no formato timelapse, as imagens mostram auroras, tempestades e até um amanhecer.
O vídeo foi filmado a uma distância de 400 quilômetros da terra, na Estação Espacial Internacional, que viaja a 28 mil km/h – isso significa que uma volta completa no planeta pode ser feita em apenas uma hora e meia. O efeito se consegue gravando alguns segundos durante a viagem. Reunidos e acelerados, criam a impressão de continuidade.
- Estes são os 10 destinos mais procurados para o Ano Novo, segundo estudo da Semrush
- Quando uma dor de cabeça pode ser sintoma de aneurisma cerebral
- Novo tipo de vacina promete combater a bronquiolite em bebês
- Ilhabela: tudo o que você precisa são esses 3 passeios
Mais timelapses
O recurso do timelapse é muito útil para capturar imagens de longa duração e condensá-las em vídeos de poucos segundos. O efeito gera uma percepção de tempo transcorrido que o olho humano seria incapaz de captar e processar.
Confira na seleção abaixo cinco timelapses que mostram, dentro da atmosfera terrestre, o tempo e o espaço de forma surpreendente.
Pyongyang, Coreia do Norte
Mais do que qualquer outro lugar na Terra, a Coreia do Norte vive sob o desconhecimento mundial. Mas o cinegrafista JT Singh e o publicitário Rob Whitworth resolveram olhar com atenção para a capital do país, Pyongyang. O resultado pode ser conferido no vídeo.
Rio de Janeiro, Brasil
A cidade do Rio de Janeiro já é atraente por si só em qualquer dia do ano. Mas, em dia de Sapucaí, o cotidiano carioca se torna ainda mais frenético. O vídeo feito por Keith Loutit e Jarbas Agnelli, filmado durante o Carnaval de 2011, tenta mostrar um pouco desse movimento.
Xangai, China
Em 1980, Xangai não tinha arranha-céus. Hoje, a cidade chinesa conta com cerca de quatro mil – o dobro do que Nova York, por exemplo. O vídeo “This is Shanghai”, dos mesmos criadores do time-lapse de PyongYang, explora o famoso skyline da metrópole.
Berlim, Alemanha
O fotógrafo b-zOOmi passou seis dias fotografando Berlim. E passou os quatro meses seguintes editando as imagens para chegar a um resultado final satisfatório. Confira o “Hyperlapse” da capital alemã.
San Diego, EUA
A cidade californiana de San Diego é conhecida como a “melhor cidade da América” (“America’s Finest City”, em inglês) pelo seu clima ameno, habitantes amigáveis, paisagens belas e atrações diversas. O vídeo “America’s Finest Timelapse”, do XOXO Wedding Studio, tenta transmitir um pouco dessa ideia.
…
Bônus: Viajando pelo Brasil
Este timelapse feito em 12 cidades do país nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás. Uma viagem de mais de 12 mil quilômetros percorridos de ônibus, carro, trem, barco e avião pelo fotógrafo Renan Carvalhais.