O Fantástico Mundo de Mervyn Peake
Mervyn Peake foi um ilustrador e autor inglês que se tornou internacionalmente reconhecido pela trilogia chamada “Gormenghast” (aqui a série ganhou o nome de Castelo de Gormenghast) e responsável por figurar em grandes imaginários como as séries ficcionais de Tolkien, “O Senhor dos Anéis”, e “As Crônicas de Nárnia”, de C.S. Lewis.
Esse ano, a Tullie House, localizada em Essex, no Reino Unido, comemora o centenário do nascimento do artista com uma das maiores retrospectivas do seu trabalho. “Lines of Flight” inclui 182 ilustrações que dão vida a personagens de histórias infantis como o conto dos “Irmãos Grimm”, “Dr. Jekyll & Mr. Hyde” e Tresure Island.
A exposição traz também estudos de personagem e originais que se tornaram famosos mesmo após sua morte, em 1968.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
A Mostra “Lines of Flight: Mervyn Peake the Ilustrated Work foi idealizada e criada pela Maison d’Ailleurs, Museu de ficção científica, utopia e viagens extraordinárias localizado na Suíça.
Peake começou sua vida artística retratando rostos da sociedade londrina. Um dos trabalhos mais reconhecidos são as ilustrações de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, e “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde”, de Robert Louis Stevenson.