O que Hideo Kojima, o criador de Metal Gear, fez na BGS 2017?
Acompanhamos a vinda de um dos maiores criadores de jogos na Brasil Game Show (BGS) 2017 nos dias 11, 12 e 13 de outubro. Hideo Kojima, a mente por trás de Metal Gear, Snatcher, Policenauts e Zone of Enders veio à maior feira de games nacional e da América Latina para falar de sua carreira, mercado de jogos, planos futuros e Kojima Productions. O público foi ao delírio.
No primeiro dia, Kojima se reuniu com Marcelo Tavares, idealizador da BGS, e duas personalidades internacionais dos games que já vieram ao Brasil: Phil Spencer (chefão da divisão Xbox) e Ed Boon (o criador de Mortal Kombat). Os três cortaram a faixa principal da Brasil Game Show, dando início às atividades do evento.
Em seguida, num encontro fechado com a imprensa ainda no dia 11 de outubro, Kojima foi ao estande da PlayStation para ser entrevistado por Sid Shuman, da Sony internacional, sobre suas futuras aspirações em inglês. O criador da franquia Metal Gear confessou que tem curiosidade por realidade virtual e que games são muito diferentes do cinema, uma de suas paixões. Voltou a fazer a metáfora do sushiman que mencionou na E3 2017. “Um jogo nunca é igual a outro. E criar games é lidar com o público”, frisou.
- Game’n Groove leva Free Fire, Honor of Kings e CS2 para o palco do Tokio Marine Hall
- Criador revela substituição de música icônica em The Last of Us
- ‘Round 6’: participantes denunciam condições ‘desumanas’ em reality da série
- Pelé, o Rei do Futebol, morre aos 82 anos
No Meet and Greet que ocorreu no dia 11 e no dia 12, Hideo Kojima ficou por cerca de duas horas falando com centenas de fãs e tirando pelo menos uma foto com cada um deles. A organização da BGS e os assessores de Kojima autorizaram apenas autografar um objeto e uma foto. O criador de Metal Gear também deu apenas duas entrevistas exclusivas: Ao Jornal da Globo, falando sobre a ligação entre games e arte, e ao programa de Danilo Gentili no SBT.
Kojima recebeu dois prêmios na BGS. Um “Lifetime Award”, por seus feitos em vida, e o Hall da Fama da Brasil Game Show, sendo entrevistado por alguns jornalistas em seguida. O designer deu um cumprimento ao escriba que redige este texto e retuitou fotos de diversos fãs brasileiros. Hideo Kojima também foi jurado no concurso de cosplays no evento.
Marcelo Tavares, o criador da BGS, afirmou em entrevista ao site Tecmundo que Kojima era a personalidade mais pedida pelo público frequentador da feira. Ele ganha inclusive de Shigeru Miyamoto, o criador de Mario.
Acompanhe a cobertura da Brasil Game Show no Drops de Jogos.