Os 23 melhores games de RPG Tático de todos os tempos
Um game de RPG Tático pode ser considerado uma joia rara. Não há muitos títulos do gênero disponíveis no mercado, para a infelicidade de quem gosta muito desse tipo de jogo.
Apesar de eles terem surgido há muitos anos, foram poucos os títulos que realmente se destacaram com a jogabilidade de batalhas por turnos, em uma espécie de RPG estratégico.
Nesta lista a gente destaca os melhores games com essa temática. Que faz você usar o cérebro, calcular, ponderar antes de cada ação, cada ataque, invocação ou magia.
- Você faz isso na cama? Pode ser o motivo da sua insônia, alerta estudo
- 5 hábitos de férias que você deve ter o ano todo, segundo Harvard
- Aprenda os 7 passos para ser feliz com a psicologia positiva
- Entenda processo que acontece no cérebro dos homens entre 7h e 20h
RPG Tático: Os Melhores Títulos do Gênero
Final Fantasy Tactics (PS1, GBA, DS, Android, iOS)
Este é um game lendário. Não há nenhum como ele no mercado, e infelizmente a Square Enix não deu muita atenção para isso – já que não lançaram sequências nem outros jogos parecidos além das versões para consoles portáteis da Nintendo.
Com uma excelente narrativa no bom e velho estilo da série Final Fantasy, os jogadores embarcam em uma aventura fantástica que relaciona guerras, interesses, reinados, magia e signos.
São 20 profissões disponíveis para os personagens, que são formados a partir de aptidões e experiência. Então, a possibilidade de montar o seu grupo de guerreiros é bastante variada.
Vandal Hearts (PS1, Saturn)
Com diferentes tipos de personagens e classes e gráficos em 2D, Vandal Hearts conquista qualquer coração que curte um RPG tático. É sensacional e um dos melhores games do gênero já lançados na história.
Inclusive, as sequências (II e III) nunca conseguiram chegar aos pés do primeiro.
Na trama, Ash Lambert e seus colegas do terceiro batalhão das Forças de Segurança Ishtarian começam a suspeitar de uma conspiração nos mais altos níveis do governo. E coisas macabras e soturnas começam a acontecer.
Shinning Force 3 (Saturn)
Não pode faltar esta preciosidade do Saturn nesta lista. Um dos mais divertidos do gênero, com uma história bastante interessante e jogabilidade viciante.
Shining Force III tem seu enredo todo em torno de disputas políticas, influenciado pelo aparecimento da seita maligna de um demônio chamado de Bulzome.
Tactics Ogre (SNES, Saturn, PS1, PSP)
Muito parecido com o Final Fantasy Tactics. Provavelmente foi uma das grandes inspirações da Square Enix e de muitas outras produtoras de jogos de RPG táticos, levando em conta que este título foi lançado em 1995.
Basicamente conta a história de uma batalha entre reinos, onde o jogador toma o comando de um exército e precisa eliminar todas as ameaças que cruzam o seu caminho e liberar o reino de Valeria da opressão.
Kartia (PS1)
Game da Atlus com a arte de Yoshitaka Amano, que trabalhou na série final Fantasy.
O jogo é dividido em dois “volumes”, cada um centrado em torno de um personagem principal diferente e seus amigos. O primeiro volume conta a história de Toxa Classico e o segundo volume é sobre Lacryma Christi.
As histórias se juntam em uma grande trama, enquanto cada uma delas trazem uma narrativa fechada.
Disgaea (PC, PS2, PS3, PS4, DS, PSP)
Com visual de desenho animado e um humor bastante caricato, Disgaea traz mais de 100 magias e 150 personalizações de personagens para os jogadores duelarem com monstros e demônios de todos os tipos.
A franquia fez sucesso e o game ganhou várias sequências.
Veja mais 16 dos melhores RPGs Táticos da história no GEEKNESS!