Os 5 erros e 5 acertos dos músicos iniciantes no mercado digital

01/08/2016 11:10

A internet e os serviços de distribuição de música como iTunes, Deezer, Soundcloud, YouTube e Spotify abriram um mercado completamente novo para músicos iniciantes, que agora não necessariamente dependem de uma gravadora para atingir o seu público. Por outro lado, essa nova realidade traz novos desafios. Se todos podem ter voz, como você faz para se distinguir do oceano de ruído de outros artistas?

O Catraca Livre conversou sobre o assunto com Arthur Fitzgibbon, diretor da ONErpm Brasil. A empresa é uma das principais agregadoras de música no meio digital, fazendo a ponte entre músicos independentes e selos pequenos e os serviços de distribuição por streaming ou venda de músicas. Ele falou sobre os principais erros e acertos que encontra em artistas iniciantes tentando emplacar o seu trabalho.

Planejamento na divulgação é um dos aspectos menos levados em conta em artistas iniciantes.
Planejamento na divulgação é um dos aspectos menos levados em conta em artistas iniciantes.

Erros:

1. Não se planejar – Deixar de se planejar na hora de fazer o seu lançamento é um dos piores erros. Quando você deixa para fazer tudo em cima da hora, isso simplesmente atrasa tudo, deixa todos os processos de entrega enrolados e depois você acaba perdendo boas oportunidades de fazer o seu single/EP deslanchar pelo streaming.

2. Deixar a ansiedade tomar conta e não esperar os resultados – Música não é ciência exata e nem tem fórmula definida. Então não pode deixar que a ansiedade atrapalhe seus planos. Trabalhe no seu projeto, faça tudo certinho e respeite o tempo do streaming para ver os resultados ocorrerem.

3. Desistir após a primeira derrota (ou o não-sucesso) – Poucas batalhas foram vencidas no primeiro dia, então não desamine com os obstáculos que encontrar pelo caminho. Se não deu certo na primeira vez, continue trabalhando direitinho, fazendo tudo o que está ao seu alcance para conseguir fortalecer sua base de fãs e emplacar um bom projeto.

4. Deixar de dar atenção ao marketing, como deu à produção artística – Todo artista é um excelente criador, mas é preciso prestar atenção nas suas estratégias de marketing para divulgar o seu trabalhos nas plataformas corretas e no timing certo para não deixar passar nada.

5. Esquecer que é um desenvolvimento de longo prazo – Qualquer projeto para ser duradouro precisa de tempo para nascer e se desenvolver, não adianta querer virar um sucesso contando só com a sorte. É preciso se esforçar e trabalhar na divulgação do seu trabalho com estratégias boas e com um plano que pensa no futuro.

Se concentrar em um single inicial pode ser uma boa estratégia no lugar de montar um álbum inteiro.
Se concentrar em um single inicial pode ser uma boa estratégia no lugar de montar um álbum inteiro.

Acertos:

1. Lançar singles para só depois lançar álbuns – É como se fosse um amostra grátis. Você primeiro mostra um pouco do que estar por vir com o single e depois que trabalhar muito bem esse som, você mostra ao público e aos fãs o resto do seu material, agora que você já soube chamar a atenção. No começo, é mais fácil colocar peso em um trabalho só do que dividir a atenção para várias coisas ao mesmo tempo.

2. Controlar a ansiedade e planejar lançamentos a longo prazo – Controlando a ansiedade fica fácil de planejar e imaginar os diversos passos que a sua carreira terá. Cada lançamento é como um filho, então aproveite cada fase dele com paciência e plena consciência de que ideias futuras virão e para poder avançar é preciso fazer direito presente.

3. Dar tanta prioridade ao digital, como historicamente se deu ao rádio e tv – O digital é tão ou mais importante que o rádio e a tv, ou seja, você precisa estar em todas as plataformas, links, blogs e tudo que estiver conectado. A informação voa nos dias de hoje e você não pode ficar fora dessa revolução. Você precisa entrar de cabeça.

4. Cuidar também do catálogo e material lançado no passado – Material novo é sempre bom de trabalhar, mas você não pode esquecer que é o conjunto do seu trabalho que faz o seu nome ficar conhecido. Se você lançou algo novo, exercite esse, mas não abandone os anteriores de jeito nenhum.

5. Manter uma frequência de novidades e novas produções – O artista é o conteúdo mais interessante para o fã e para não perder a atenção dele, você precisa alimentar a sua base sempre com novidades e coisas de trabalho que farão a galera sempre querer mais.