Oscar 2025: filmes que foram gravados nas Cataratas do Iguaçu
Os encantos da terra das cataratas chegaram até às telas do cinema mundial
Neste domingo, 2, acontece em Los Angeles (EUA) a 97ª edição de premiação do Oscar, e o Brasil é um dos destaques com o longa “Ainda Estou Aqui“, dirigido por Walter Salles, concorrendo em três categorias. Mas você sabia que o Brasil e as paisagens do Parque Nacional do Iguaçu também já foram para a premiação?
A beleza das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza, já serviu de cenário para muitas produções vencedoras do Oscar.

Com cenas de tirar o fôlego –seja ao vivo ou pelas telas–, o Parque Nacional do Iguaçu encanta todos que passam por ele.
- Busca por inseminação caseira cresce 80%, mas especialistas alertam para riscos de saúde e insegurança jurídica
- Como o alecrim pode desinchar o corpo e aliviar dores de cabeça
- Praticar exercícios melhora metabolismo e reduz fome por alimentos ultraprocessados
- Como identificar e tratar a deficiência de zinco no organismo
Separamos uma lista de cinco filmes que levaram o Parque Nacional do Iguaçu até o palco da premiação. É hora de preparar a pipoca, escolher o filme e entrar no clima do evento.
“Pantera Negra” (2018)
A equipe de produção escolheu o Parque Nacional do Iguaçu pelas grandiosas expressões cênicas naturais. As cataratas serviram de inspiração para efeitos em CGI, as imagens geradas por computador, nas principais cenas do filme.
No longa, as quedas-d’água são chamadas de Warriors Falls, local da luta pela posse do trono do país fictício, Wakanda.
A produção venceu as categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Design de Produção e Melhor Figurino. Também concorreu a Melhor Filme, principal categoria, e Melhores Efeitos Visuais.
“A Missão” (1986)
É um drama ficcional, mas com base histórica. Indicado ao Oscar de Melhor filme em 1987, conta a complexa atividade da igreja católica na América do Sul no século 18.
Ambientado nas exuberantes florestas, tendo como cenário para gravações o Patrimônio Mundial Natural, a trama mergulha em questões morais e espirituais durante os conflitos entre colonizadores espanhóis e portugueses, missionários jesuítas e populações originárias.
Vencedor do Oscar de Cenografia em 1987, tem como fotografia a deslumbrante beleza atemporal da Terra das Cataratas de fundo. Além de contar com performances de grandes nomes do cinema, como Robert de Niro e Jeremy Irons. Foi indicado em outras categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor de Arte, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Som e Melhor Edição naquele ano.
“Uma Mulher Fantástica” (2017)
Vencedor de melhor filme estrangeiro em 2018, o drama chileno conta a história de Marina (Daniela Vega), uma garçonete trans que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento.
Na trama, o casal que interpreta os papéis principais, Marina e Orlando (Francisco Reyes), possui o sonho de visitar as Cataratas do Iguaçu juntos. As cenas das Cataratas aparecem logo no início do filme.
“Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008)
Imagens do longa-metragem foram gravadas nas Cataratas e combinadas com cenas de outras cachoeiras.
No filme de 2008 da sequência, indicado ao Oscar de Melhor Efeito Visual, Indiana Jones (Harrison Ford) e seus companheiros caem no curso de um rio que os leva pela correnteza –na vida real, o Rio Iguaçu. Um momento de ação, tensão e humor.
“007 Contra o Foguete da Morte” (1978)
Indicado ao Oscar de Melhor Efeito Visual, neste filme o agente secreto James Bond (Roger Moore) enfrenta uma perseguição no curso do rio.
Destacando a imponência das cataratas, as cenas de tensão têm um final feliz quando Bond, ao deparar-se com as quedas, sai voando em uma asa delta, enquanto o vilão cai no precipício.
Outros filmes gravados no Parque Nacional do Iguaçu
“Paddington 2” (2017)
Na cena do filme ambientada nas Cataratas do Iguaçu, Paddington, o ursinho protagonista, é resgatado da correnteza por um dos ursos-pardos que estão numa ponte observando o cânion das Cataratas.
O filme foi indicado ao BAFTA de Cinema 2018, nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. Indicado também ao Globo de Ouro e ao Critics’ Choice Movie Awards.
“As Tartarugas Ninja: Fora das Sombra”s (2016)
Os protagonistas, interpretados por atores reais, transformam-se nas famosas tartarugas por meio da computação gráfica. O longa tem trechos rodados nas Cataratas do Iguaçu, como a sequência de perseguição.
As imagens são autênticas: rio, pedras, quedas e outros detalhes foram gravados pela direção de imagem do filme para a inserção digital dos personagens. O filme foi indicado ao MTV Movie & TV Awards de 2017 e Teen Choice Awards.