Para evitar decepções amorosas: entreviste o/a ex
O psicanalista Contardo Caligaris tem uma ideia para reduzir as decepções de quem vai casar: entrevistar o/a “ex” -e quantos mais “ex” para entrevistar, melhor. “Na hora de empregar alguém, a gente pede referências aos empregadores anteriores. Por que não fazer o mesmo na hora de casar?”, pergunta ele em seu coluna da Folha.
Afinal, quem conhece melhor nosso novo amor é seu parceiro ou sua parceira anterior. E ex-parceiros/as nos conhecem melhor do que nosso novo amor. Portanto, que tal cada um entrevistar os “ex” do outro? Seria um bom jeito de antecipar (quem sabe resolver) problemas antigos que se repetirão, mais cedo ou mais tarde, no novo casamento.
Essa prática tornaria as separações mais civilizadas, porque seria perigoso deixar uma lembrança sinistra em companheiras ou companheiros anteriores.
Sem esperar esse costume ser instituído, note-se que o fato de ter mantido boas relações com seus ou suas “ex” deveria ser considerado um ponto a favor de qualquer “candidato” prospectado.
Na hora de empregar alguém, a gente pede referências aos empregadores anteriores. Por que não fazer o mesmo na hora de casar?
Leia a coluna inteira aqui