Paris terá seu primeiro arranha-céu em 40 anos
Na década de 70, após uma experiência ruim com arranha-céus, a cidade de Paris, na França, baniu esse tipo de edifício. Mas, 42 anos depois, o conselho da capital francesa aprovou seu primeiro arranha-céu: uma torre triangular de 180 metros de altura, chamada Tour Triangle. As informações são do “Gizmodo“.
A construção do prédio, que irá custar mais de 500 milhões de euros (R$ 1,73 bilhão), foi aprovada na última terça-feira, 30 de junho. De alguns ângulos, ele vai parecer um edifício fino e superalto, mas, em outros, será uma enorme pirâmide que projeta uma ampla sombra. O arranha-céu foi projeto por alguns dos melhores arquitetos da atualidade, os suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron, do escritório Herzog & de Meuron.
Os arquitetos “venderam” a ideia alegando que o formato de vidro vai “desaparecer” no meio da cidade, além de ser bem mais baixo que a Torre Eiffel, de 324 metros. O último grande arranha-céu construído na cidade foi o “Montparnasse”, de 59 andares e 210 metros de altura, erguido em 1973 no sul de Paris. Dois anos depois dessa construção, edifícios com mais de sete andares de altura foram banidos.