Pesquisadores desenvolvem nova bateria que pode ser carregada em 1 minuto

07/04/2015 15:30 / Atualizado em 04/05/2020 17:07

Protótipo de bateria foi desenvolvido por pesquisadores de Stanford
Protótipo de bateria foi desenvolvido por pesquisadores de Stanford

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveram uma bateria de íon de alumínio que pode ser carregada em 1 minuto. Além dessa vantagem, a nova bateria tem preço mais baixo, flexibilidade, perfurabilidade e risco zero à segurança. As informações são do jornal O Globo.

A “bateria dos sonhos dos fabricantes de gadgets” é feita a partir de um ânodo de alumínio e um cátodo feito de grafite, combinação que permite a produção de tensão suficiente (cerca de 2V), mesmo após milhares de ciclos de recarga.

Por ser de alumínio, material com menos custo que o lítio, a nova bateria é potencialmente mais barata. Ela também cabe em diferentes dispositivos, uma vez que seu material é dobrável. Mais detalhes sobre a pesquisa estão disponíveis no material intitulado “An Ultrafast Rechargeable Aluminum-ion Battery” (Uma bateria de alumínio-ion de recarga ultra-rápida), publicado recentemente na revista Nature.

Em um vídeo publicado pelos pesquisadores no YouTube (veja abaixo) é possível ver um protótipo da bateria alimentando uma luz LED e um smartphone, mesmo após ser dobrada – entre outros itens.

Leia a reportagem completa no site do jornal O Globo.