Pesquisadores desenvolvem nova bateria que pode ser carregada em 1 minuto
Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveram uma bateria de íon de alumínio que pode ser carregada em 1 minuto. Além dessa vantagem, a nova bateria tem preço mais baixo, flexibilidade, perfurabilidade e risco zero à segurança. As informações são do jornal O Globo.
A “bateria dos sonhos dos fabricantes de gadgets” é feita a partir de um ânodo de alumínio e um cátodo feito de grafite, combinação que permite a produção de tensão suficiente (cerca de 2V), mesmo após milhares de ciclos de recarga.
Por ser de alumínio, material com menos custo que o lítio, a nova bateria é potencialmente mais barata. Ela também cabe em diferentes dispositivos, uma vez que seu material é dobrável. Mais detalhes sobre a pesquisa estão disponíveis no material intitulado “An Ultrafast Rechargeable Aluminum-ion Battery” (Uma bateria de alumínio-ion de recarga ultra-rápida), publicado recentemente na revista Nature.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Em um vídeo publicado pelos pesquisadores no YouTube (veja abaixo) é possível ver um protótipo da bateria alimentando uma luz LED e um smartphone, mesmo após ser dobrada – entre outros itens.
Leia a reportagem completa no site do jornal O Globo.