Por trás do “ Trem da Morte”

Por: Redação

Conhecido como “Trem da Morte”, a linha férrea que partia da Estação da Luz e seguia para Bauru, Corumbá, Puerto Quijarro e terminava em Santa Cruz de La Sierra é tema do livro “As Vozes de uma Lenda- da Fronteira ao Oeste”. O lançamento acontece no sábado, 2, na Livraria da Vila.

Leia um trecho do livro

Escrito pela jornalista Thaís Sabino, o livro procura, atraves de relatos de pessoas que ajudaram na construcao da linha desmistificar o nome que o trajeto leva. As memórias contadas por conhecedores da linha férrea vão desde a morte de operários durante a construção, ataques indígenas, assassinatos nas estações, acidentes suspeitos, o longo período de duração das viagens até quando o trem foi o principal transporte para o tráfico de cocaína entre os dois países.

Enquanto a história se constrói em meio às recordações dos antigos passageiros deste trem, a autora refaz o trajeto décadas mais tarde do que fizeram os entrevistados. Mesmo nos anos 2000, os caminhos tortuosos e quase desertos, a infraestrutura do trem e a escuridão que domina a janela, provocam um sentimento fúnebre no ar. A trajetória segue até Santa Cruz de la Sierra, onde os bolivianos revelam o que aconteceu no passado para que o trem ficasse conhecido como o “trem da morte”.

Assista o resumo das entrevistas aqui.

Por Redação