Prepare-se, a realidade virtual vai mudar sua vida em breve

Testamos o Oculus Rift, o dispositivo de realidade virtual que pode mudar para sempre o futuro do entretenimento, da cultura e até da medicina

16/12/2014 16:58 / Atualizado em 04/05/2020 16:42

Imagine que você possa superar o medo de avião sem sair de casa, apenas simulando voos em realidade virtual. Ou ainda treinar para uma cirurgia médica sem ter que abrir a pele de nenhuma cobaia. Ou até mesmo visitar as ruínas de Machu Picchu e saber como elas eram quinhentos anos atrás.

Imaginou? Tudo isso pode ser possível dentro de pouco tempo, graças ao desenvolvimento da tecnologia de realidade virtual. Para conhecer um pouco mais sobre isso, o Catraca Livre testou o Oculus Rift, o dispositivo criado pela empresa norte-americana Oculus VR que começa a fazer sucesso pelo mundo.

Se você se interessou, preste atenção:

Para quem quiser comprar o Oculus Rift aqui no Brasil, ainda há poucas opções. O site do produto é a única forma oficial de comprá-lo, mas alguns grupos e comunidades de Facebook, como “Oculus Rift Brasil” e “Grupo Brasileiro de Realidade Virtual”, podem ajudar quem estiver procurando mais informações – ou até quem estiver atrás de um usado.

Para quem ficou interessado nas possibilidades de uso, o próprio site da Oculus VR disponibiliza uma lista de aplicativos e jogos que já foram lançados para o dispositivo.

Vale apena conferir não só as especificações de requerimentos básicos do sistema (se o seu PC, Mac ou Linux é compatível), mas também os dispositivos que podem ser usados com o Oculus Rift, como o Leap Motion, uma espécie de Kinect portátil usado para captar movimentos de mãos.

Um dos jogos disponíveis é o “Time 2 Amaze”, criado pela empresa 8e7 e testado pelo Catraca. No jogo, uma pessoa tem que percorrer um labirinto antes que o tempo se esgote, enquanto sua equipe o ajuda a decifrar símbolos diversos. Para baixá-lo, basta entrar no site da empresa ou procurá-lo no site da Oculus VR.