Projeto “Mãos nos Muros” transforma fachadas de escolas em Jundiaí

Mãos no Muro: uma galeria de arte a céu aberto

Projeto foi apresentado no 1º Fórum Internacional de Design para Crianças, na Califórnia.

Entre 2009 e 2012, todas as escolas da rede pública de Jundiaí tiveram seus muros pintados com o desenho dos alunos: foram 100 muros das 110 escolas existentes, ficando de fora apenas aquelas cercadas por grade, alambrado ou vegetação. Trata-se do projeto Mãos no Muro, implantado pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo principal de aproximar escola e cidade.

Como uma grande galeria a céu aberto, os muros da rede municipal exibem hoje, em grafite, os pensamentos e sonhos das crianças de Jundiaí, desde as pequenas das creches, com 2 e 3 anos de idade, até as maiores do ensino fundamental, com 14 anos (cada desenho leva o nome e a idade do autor). Ao servir de suporte para a arte dos alunos, os muros atuam não mais como barreira, mas como instrumento de identidade e expressão, podendo atrair, informar, impressionar, integrar – crianças, escola e cidade –, consolidando assim o caráter educador da cidade.

Fachada de cem escolas receberam arte de alunos.

Com o projeto, as ocorrências de pichações praticamente desapareceram. A pintura dos muros também desencadeou um processo de melhorias na própria escola e fora dela: o conserto das calçadas, a arrumação dos jardins, a substituição dos brinquedos do parque, a instalação de toldos na entrada: uma série de pequenos cuidados com o espaço que, somados, ganharam uma nova dimensão.

O projeto foi apresentado no 1º Fórum Internacional de Design para Crianças, realizado em junho de 2012, na Califórnia, na seção de painéis com iniciativas de design que envolviam a comunidade e possibilitavam a integração de culturas locais. Agora, no Mundial da Educação, quem sabe ele possa servir de inspiração e motivar novas ações, transformando espaços em ambientes plenos de significados, dando um novo sentido à aprendizagem – e à cidade.

Confira um vídeo sobre trabalho: