“Vinagre: uma antologia de poetas neobarracos”
En la lucha social también los grandes ríos nacen de los pequeños ojos de agua
Durante a última semana, em que protestos e manifestações tomaram as ruas do Brasil, a produção artística, como era de se esperar, entrou em ebulição, inclusive no Facebook. Frases, poemas criações autorais e coletivas se espalharam pelas redes, mostrando que a arte tem sim um papel político vital e que a internet é um novo território a ser ocupado por poetas, músicos e ilustradores.
Pensando nisso o poeta Fabiano Calixto convocou os interessados em disseminar poesia pelas redes e compilou tudo isso numa publicação, “Vinagre: uma antologia de poetas neobarracos”, assinada pelo coletivo “Os Vândalos”.
Por uma poética de trincheiras & quebradas: nós, Os Vândalos, apresentamos a coletânea Vinagre: uma antologia de poetas neobarracos. Feita por todos. Este trabalho é um trabalho coletivo. A ideia inicial nasceu como gesto público de solidariedade a todos os movimentos de contestação que acontecem simultaneamente no Brasil (& também no mundo).
- A poeta indígena que luta pelos direitos da mulher nas aldeias
- Ação policial ganha voz entre artistas, escritores, jornalistas e intelectuais
- Poetas Ambulantes organizam passeio pelo transporte público paulistano e sarau no Ibirapuera
- Casa das Rosas traz conversa com poetas cabo-verdianos
Chamados de vândalos pela imprensa vendida, presos pela polícia por causa do vinagre que portávamos, estamos todos na batalha, na rua. Ação direta. Solidariedade & apoio mútuo. Esta antologia é dedicada a todas as pessoas que participam de alguma maneira desse movimento de mudança. Até a vitória! Os Vândalos.