Publicitária usa facilitação gráfica para sintetizar conteúdos

A facilitação gráfica é um método que consiste em captar a principal mensagem de cada fala e registrar os melhores momentos no papel

Desde criança, a gaúcha Vivian Dall’Alba, 30 anos, desenha o que entende do mundo. Formada em publicidade pela UFRGS, há 10 anos ela se dedica a projetos de design e ilustração. Atualmente, a empreendedora reside em São Paulo e tem desenvolvido trabalhos com a metodologia da facilitação gráfica, que consiste em transformar conhecimento em registros gráficos por meio de desenhos e palavras.

De acordo com Vivian, a facilitação gráfica é um método para captar a principal mensagem de cada fala e registrar os melhores momentos no papel. “A técnica é realizada em tempo real durante um evento, e torna a informação mais acessível e democrática através do uso de textos e desenhos”, afirma.

Após se formar como publicitária, a gaúcha abriu sua própria empresa e começou a prestar serviços de ilustração e design gráfico. Em 2013, ela se mudou para São Paulo para fazer um curso de empreendedorismo na FGV e, quando as aulas terminaram, resolveu residir na cidade.

O interesse em trabalhar profissionalmente com facilitação gráfica surgiu em 2014, ano em que Dall’Alba fez uma jornada de autoconhecimento, chamada “Estaleiro Liberdade”, voltada para empreendedorismo. Desde então, ela passou a focar em trabalhos com essa metodologia e já participou de palestras de empresas e do evento TEDx São Paulo.

Vivian pretende realizar cada vez mais facilitações gráficas sobre temas que gosta, como empreendedorismo, empoderamento feminino e educação. Entre os trabalhos já realizados recentemente pela artista com estes temas, estão ilustrações sobre “o xaveco do ponto de vista feminino” para o site Papo de Homem e inúmeros trabalhos para instituições educacionais.

A gaúcha é fundadora do Grupo ANE – Análise de Empreendedoras, diretora do Comitê Jovem Empreendedor/FIESP, participou da formação 10.000Women pela Goldman Sachs/FGV e cursou Introdução aos Estudos de Gênero pela USP. Saiba mais sobre seu trabalho no Facebook e Instagram.

Em parceria com o Catraca Livre, a ilustradora usou a facilitação gráfica para mostrar quem são os refugiados legalmente aceitos que vivem no Brasil hoje.

Assista ao vídeo abaixo:

Você sabe quem são os refugiados que vivem no Brasil? Descubra em menos de dois minutos :)Os desenhos são da Vivian Dall’Alba

Posted by Catraca Livre on Martes, 22 de diciembre de 2015