Publicitário recria ilustrações de Di Cavalcanti em ensaio fotográfico
Trabalho foca na análise e releitura da obra Fantoches da Meia- Noite
Em um Rio de Janeiro tomado pela ideologia progressista do século XXI, grandes praças e avenidas foram construídas desordenadamente. Por conta das decisões políticas sobre o espaço urbano, a população carente que habitava os cortiços da região central do Rio foi obrigada a se deslocar para a periferia e para os morros da cidade.
Di Cavalcanti, carioca e um dos maiores artistas brasileiros, observou toda essa mudança de perto e retrata em uma de suas obras, “Fantoches da Meia-Noite”, a persistência do povo brasileiro num submundo, totalmente distante da realidade aristocrática que predominava nos anos 20. Os 16 desenhos de Di Cavalcanti, repletos de ângulos, sombras e vazios, atraíram a atenção de Sullivan B. de Almeida, publicitário doutorado em Educação, Arte e História da Cultura. Ele se dispôs a analisar profundamente todos os sentimentos, referências artísticas e situações cotidianas simbolizadas na obra.
No ensaio fotográfico, Sullivan incorpora cada uma das personalidades dos “Fantoches da Meia-Noite” e nos leva para este universo de forma paradoxal, livre de pretensões elitistas e padronizadas a respeito dos mistérios e desejos secretos da raça humana.
Confira o ensaio completo no blog do artista.