Quadrinistas querem incluir categoria para HQs no Prêmio Jabuti
Quadrinistas como Laerte Coutinho, Eloar Guazzelli, Sidney Gusman, Marcello Quintanilha e Rogério de Campos estão se mobilizando em um abaixo-assinado pedindo a inclusão da categoria “História em Quadrinhos” no Jabuti, tradicional prêmio de livros no país, informou o Publishnews.
De acordo com o veículo, o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Luis Antônio Torelli, falou ser à favor da iniciativa. “Na minha opinião pessoal, os Quadrinhos podem dar um frescor ao Jabuti. Gostei bastante da ideia. Agora temos que esperar receber oficialmente a petição e encaminhá-la ao conselho curador do Prêmio, que é quem vai decidir sobre o assunto”, disse.
O abaixo-assinado, que está no site Change.org, acumula até o momento mais de 1100 assinaturas, defende que “embora tenham nascido nos jornais e tenham permanecido grande parte de sua história nas bancas de jornais e revistas, os quadrinhos são publicados no formato livro, no Brasil, desde o início do século 20.”
- Estilista cria heroína para inclusão de deficientes no mundo das HQs
- Vitória dos quadrinhos: Prêmio Jabuti incluirá HQs após petição
- Recordista de HQs no Catarse dá 6 dicas para fazer crowdfunding
Segundo Torelli, o conselho do prêmio deve debater o assunto durante as primeiras reuniões pra o Jabuti 2017 no final deste mês. Para ter acesso à íntegra do abaixo-assinado e subscrevê-lo, clique aqui.