Qual é a cor do som?

24/10/2012 10:48 / Atualizado em 04/05/2020 11:13

Quanto mais alta a frequência, mais complexas serão suas formas produzidas. Essa é a lei da Cimática, explorada pelo cientista suíço Hans Jenny, em 1967. Para ilustrar a teoria, o fotógrafo alemão Martin Klimas usou suas tintas e “coloriu” músicas de Miles Davis, James Brown, Pink Floyd e outras sonoridades.

As cores “dançaram” em mais de mil fotos
As cores “dançaram” em mais de mil fotos

As cores foram derramadas sobre potentes caixas de som que, no último volume, fizeram vibrar suas formas e tonalidades de acordo com o tipo música.

Em “Ride of the Valkyries” de Richard Wagner, por exemplo, contemplamos ondas de som dispersas e explosivas, como é a natureza da música clássica. Já em “Ascesion” de Jonh Coltrane, as tintas “gritaram” mais uniformes, dando vida e cor ao seu sax tenor.

Assumidamente inspirado no expressionismo abstrato, Klimas reforça uma palheta agressiva através da pintura aleatória e automática dos pigmentos sobrepostos.

O resultado, na íntegra, você confere no site do oficial fotógrafo. Abaixo selecionamos algumas imagens vibrantes, que traduzem o espírito e o estudo dos padrões produzidos por corpos desde Galileu Galilei.

Philip Glass – “Music with Changing Parts”
Philip Glass – “Music with Changing Parts”

 

Richard Wagner – “Ride of the Valkyries”
Richard Wagner – “Ride of the Valkyries”

 

Miles Davis – “Bitches Brew”
Miles Davis – “Bitches Brew”

 

 Pinky Floyd – “On The Run”
 Pinky Floyd – “On The Run”

 

Jimi Hendrix – “House Burning Down”
Jimi Hendrix – “House Burning Down”

 

Jonh Coltrane- “Ascesion”
Jonh Coltrane- “Ascesion”

 

Ornet Colleman – “Free Jazz Collective Improvisation”
Ornet Colleman – “Free Jazz Collective Improvisation”

 

 

Terry Riley – “A Rainbow in Curved Air”
Terry Riley – “A Rainbow in Curved Air”