Quer ser um youtuber? O Manual do Mundo dá as dicas!
Gente, eu tô tão animada! É que durante a Campus Party, que acontece em São Paulo até o dia 05 de fevereiro, eu consegui uma entrevista exclusiva com o casal que criou um dos canais mais populares do YouTube, o Manual do Mundo. Vem ver como foi!
Só pra você conhecer um pouquinho mais da trajetória deles, o Manual do Mundo foi criado em 2008 pelo Iberê Thenório e a Mariana Fulfaro, sendo hoje o maior canal de ciência do Youtube no Brasil, com mais de um bilhão de visualizações e 7,5 milhões de inscritos. Uau! Muita gente, né?
E não é só isso, não! O sucesso deles é tanto que eles têm mais de 1,3 milhões de seguidores na página deles no Facebook. Ah, inclusive, o Manual do Mundo já recebeu até o prêmio de melhor videocast em 2012 pelo Youpix, que é o maior festival da internet brasileira e que originou a série Experimentos Extraordinários, exibida no Cartoon Network. Demais, né?
A palestra deles é sempre lotada de fãs, seguidores de todos os cantos e de muitas pessoas interessadas em criar seu próprio canal no YouTube.
Agora, dá uma olhadinha na entrevista pra saber um pouco mais sobre eles:
Lu – Gente, me conta, como surgiu a ideia de postar vídeos no YouTube?
Manual do Mundo – Se a gente pensar na plataforma, naquela época, em 2008, o YouTube era apenas um depósito de vídeos. A nossa ideia era gravar, subir os vídeos no YouTube e colocar no nosso site. O nosso objetivo era apenas ensinar as pessoas a fazerem coisas simples e que podiam ser feitas em casa, por exemplo.
Como a gente veio do interior, muitos amigos de São Paulo nos pediam ajuda para fazer uma determinada tarefa que pra gente era muito simples, sabe? Por exemplo: pintar parede, trocar lâmpada, fazer mudança, entre outras coisas do tipo.
Na verdade, tudo começou como um hobby e de forma despretensiosa. A gente queria só compartilhar conhecimento, porque sempre gostamos de ajudar e ensinar as pessoas.
Lu – E cá entre nós, vocês esperavam por esse sucesso tão grande quando começaram?
Manual do Mundo – Não! Jamais! De forma alguma, rsrs…Nunca passou pela nossa cabeça. E muito menos que um dia a gente pudesse viver disso. Nós tínhamos nossos empregos paralelamente. Tanto que levou aproximadamente 4 anos pra gente deixar definitivamente nossos empregos para se dedicar totalmente ao canal.
E olha: a gente fez tudo com muita calma e responsabilidade, viu? Ninguém aqui jogou tudo pro alto, não! rsrs… Nós trabalhávamos até de madrugada e finais de semana para conciliar os trabalhos.
Mas, com o passar do tempo e das oportunidades que foram aparecendo, nós paramos e pensamos: “Ah, que legal, acho que agora dá pra gente se dedicar mesmo”.
Gente, a entrevista continua e está demais, viu? Quer dicas de como se tornar um youtuber? O Iberê Thenório e a Mariana Fulfaro contam tudo lá no Blog da Lu!