Renato Aragão, o eterno Didi, é o convidado de honra da CCXP
A terceira edição da CCXP – Comic Con Experience confirma a presença do ator, diretor, cineasta, produtor, comediante, dublador, humorista, escritor, apresentador e cantor Renato Aragão, celebrado por interpretar o personagem Didi Mocó na série televisiva Os Trapalhões, sucesso nos anos 1970 e 1980, além de ter participado de mais de 40 filmes e outros programas de TV em quase 5 décadas. O eterno Didi participa de um painel para 150 pessoas no CCXP Unlock na quarta-feira (30/11) e abre a programação no Auditório Cinemark – que conta com 3300 lugares – com uma homenagem à sua carreira na quinta (1/12).
O humorista nasceu no dia 13 de janeiro de 1935, em Sobral (CE). O início de sua carreira artística aconteceu aos 24 anos, quando venceu um concurso para trabalhar na TV Ceará. Pouco tempo depois, estava trabalhando como ator. Em 1964, mudou-se para o Rio de Janeiro e entrou para a TV Tupi, em São Paulo, para trabalhar no humorístico A E I O URCA. Dois anos depois, foi para a TV Excelsior, onde criou seu próprio programa, Os Adoráveis Trapalhões, que também contava com Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino.
Em 1974, já de volta à Tupi, fez a estreia de Os Trapalhões, ao lado de Dedé Santana, Mussum e Zacarias. Era o início de uma jornada de sucesso, que mudaria a vida de todos os comediantes e faria a alegria de mais de uma geração de fãs. Três anos depois, em 1977, o programa fazia sua estreia na Rede Globo, exibido antes do Fantástico, aos domingos.
- Renato Aragão é internado em hospital do Rio de Janeiro após sofrer AIT
- Demissão de Renato Aragão aponta privilégio branco em cima de Mussum
- Web ressuscita vídeo que mostra a hipocrisia de Renato Aragão
- Novo vídeo traz ‘Novos Trapalhões’ para a era do YouTube
Os Trapalhões tornou-se um fenômeno de popularidade e audiência no Brasil, figurando inclusive no Guinness Book, o livro dos recordes, como o humorístico de maior duração da televisão, com 30 anos de exibição. O grupo também gravou vários filmes, alguns premiados internacionalmente, como Os Vagabundos Trapalhões, O Cangaceiro Trapalhão e Os Trapalhões e a Árvore da Juventude. Com a morte dos seus companheiros de programa, Zacarias (1990) e Mussum (1994), Renato Aragão decidiu ficar afastado da TV por um período. Em 1998, estreou um programa inédito, A Turma do Didi, com formato diferente, na Rede Globo.
Além do seu lado artístico, Renato Aragão também mostrou preocupação com seu papel social. Partiu dele a iniciativa de criar o Criança Esperança, programa da TV Globo criado em 1986, que busca arrecadar doações de telespectadores para entidades assistenciais em apoio às crianças. Em 1991, tornou-se representante especial e embaixador da UNICEF pela infância brasileira.
“Assim como os gênios Mauricio de Sousa em 2014 e Frank Miller em 2015, o homenageado da CCXP 2016 é um grande ícone da cultura pop, que personifica o humor no Brasil e ajudou a difundir o gênero de comédia na TV e no cinema nacional. Homenagear Renato Aragão é quase um dever pra todos os brasileiros que se divertiram com as trapalhadas de Didi e sua turma, e uma grande honra para o evento”, ressalta Ivan Costa, sócio da CCXP.
A CCXP – Comic Con Experience 2016 acontece entre 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo, próximo à estação Jabaquara do Metrô, com conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura pop. Para saber mais, acesse o site.