Restaurada, fonte histórica em Ibitinga recebe críticas por descaracterização
Depois da restauração da obra “Ecce Ommo” do artista Elías García Martínez, feita por uma senhora de 81 anos, tem sido comum apontar intervenções de “melhoria” que alteraram absolutamente o estado original do trabalho em questão.
Na cidade de Ibitinga, interior de São Paulo, uma fonte de 1917, instalada na Praça Rui Barbosa, passou por um restauro que alterou completamente seu primeiro visual. Isso virou meme por conta do “antes” e “depois” ter sido publicado na página da própria prefeitura.
Comentários de expectativas variadas contestavam a intervenção: “Como a prefeitura não se dá conta do desastre estético que foi promovido nessa “revitalização”? Vcs viraram uma piada na internet por conta dessa reforma horrenda”, escreveu um internauta.
- As belezas de um passeio a pé pelo centro histórico de Curitiba
- Intervenção Urbana: estruturas infláveis que se apropriam da arquitetura
- Rotterdam, a cidade holandesa da arquitetura
- Por um mundo ‘Copenhaguizado’!
Com mais de cinco mil compartilhamentos, a prefeitura fez uma nova publicação na página para explicar o motivo da revitalização: “O chafariz estava com a parte hidráulica depauperada, com a parte elétrica inexistente e a fonte não funcionava há anos, em todo este tempo limitou-se apenas a aplicar camadas e camadas de tintas, deformando a escultura original, sem a preocupação de colocá-la em funcionamento”.