Fotógrafo norte-americano reúne em livro imagens icônicas de ídolos do rock

Bob Gruen é um sujeito com trajetória profissional de fazer inveja a qualquer fã de rock’n’roll. O fotógrafo norte-americano foi testemunha privilegiada da ebulição musical em Nova York durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, período em que o rock e suas vertentes despontaram entre as mais intensas expressões culturais do mundo.

Iniciando a carreira apenas como um grande fã de Bob Dylan, Gruen frequentou os lugares certos, na hora certa. Conseguiu, com simpatia e confiança, desfrutar da amizade das maiores bandas e ídolos da história do rock.

A relação de amizade e respeito possibilitou ao fotógrafo o registro de imagens icônicas de uma imensa lista de ídolos que, além do mestre do folk, inclui John Lennon, Mick Jagger, David Bowie, Iggy Pop, Led Zeppelin, Tina Turner, Clash, Ramones…

 “Rockers”, lançado no Brasil pela editora Cosac Naify em parceria com a FAAP (disponível em bibliotecas e livrarias), traz uma compilação de fotografias marcantes deste universo da cultura pop, realizadas por Bob Gruen. O livro reúne 274 imagens, também pertencentes a uma exposição itinerante do fotógrafo.

A edição tem duas capas e duas entradas diferentes: abrindo o livro por um lado, vê-se as 274 fotos agrupadas e em tamanho pequeno. Pelo outro, 144 imagens ampliadas revelam a proximidade do nova-iorquino com os astros.

Confira algumas fotografias no player abaixo:




Bob Gruen passou pelo Brasil recentemente para falar sobre sua carreira na exposição “Let’s Rock”, em cartaz na Oca do Parque do Ibirapuera, onde 75 imagens do livro estão expostas. Na ocasião, a editora Cosac Naify entrevistou Gruen, que falou sobre as dificuldade de seu trabalho e a amizade com John Lennon e Yoko Ono.

Acompanhe no vídeo abaixo: